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Pesquisa MasterCard mostra a relação do consumidor e o impacto nas compras online

– No Brasil, 52% dos consumidores abandonam o carrinho nas compras online quando esquecem a senha
– No mundo, 53% dos consumidores esquecem senhas importantes mais de uma vez por semana, perdendo mais de 10 minutos para redefini-las
– 66% compartilham a senha com pelo menos uma pessoa
– 72% conhecem a senha de outra pessoa
– 66% acreditam que a biometria soa como uma forma segura de manter informações pessoais protegidas.

 

A MasterCard divulga os resultados da pesquisa Password Study, realizada com 10 mil consumidores em todo o mundo sobre as percepções quanto às compras on-line e a sua relação com as senhas. No Brasil, a pesquisa ouviu 506 consumidores online de todas as faixas etárias.

Esquecer a senha impacta nas vendas online
Dentre as principais conclusões do recorte brasileiro, 52% dos entrevistados abandonam o carrinho quando esquecem a senha; 71% tiveram usuário bloqueado, 26% perderam o prazo para pagamento, 19% perderam dados pessoais.

Reconfigurar a senha demanda tempo e irrita o consumidor
Dentre o total de consumidores que fazem compras online, 45% afirmam que gastam até cinco minutos por dia refazendo a senha, 32% gastam 6 a 10 minutos e 22% gastam mais de 11 minutos.
51% dos entrevistados afirmam que preencheram o formulário de lembrete de senha de 1 a 5 vezes “na última semana”.
Do total de entrevistados que afirmaram sentir-se irritados com a reconfiguração da senha: 6% afirmam que é o bloqueio após várias tentativas, estipular força, 55%, trocá-las frequentemente, 47%, dificuldade em lembrar 22%.

Conveniência e segurança são atributos valorizados pelos consumidores
A nova geração de sistemas de autenticação do consumidor está alinhada com as necessidades do consumidor online: 38% estão interessados em soluções de biometria em substituição às senhas.

Em todo o mundo, 1/3 das pessoas deixam de comprar pela internet, enquanto que seis em cada 10 afirmam ter perdido a oportunidade de fazer uma compra urgente, como de bilhetes para um concerto. Mais da metade das pessoas deseja ver suas senhas substituídas por algo mais conveniente e com o mesmo nível de proteção e tranquilidade.

“Hoje, os consumidores fazem compras usando todos os tipos de dispositivos, e eles esperam que a tecnologia simplifique e garanta a segurança da transação. A MasterCard trabalha para empregar tecnologias que permitem, por exemplo, colocar a verificação da identidade na ponta dos dedos do titular do cartão, usando biometria e senhas de uso único por SMS”, explica Ajay Bhalla, presidente de soluções empresariais de segurança da MasterCard. “E é exatamente isso que o Identity Check, sistema de verificação de identidade, oferece. É um conjunto de soluções tecnológicas avançadas para comprovar a identidade dos consumidores e simplificar ainda mais a experiência on-line de compras.

Relação dos consumidores brasileiros com as senhas:
60% usam algumas vezes senhas diferentes para os sites que visitam
21% usam a mesma senha para diferentes sites que visitam
19% usam diferentes senhas para os sites que vistam
51% criam senhas com números, letras e símbolos aleatórios
30% sentem que deve haver maneira melhor do que senhas para manter as informações pessoais seguras
66% compartilham as senhas com algumas pessoas (como marido/esposa, filhos e pais)
72% sabem a senha de terceiros (pais, esposa/marido) irmãos e filhos.

Tendências:
66% acreditam que a biometria soa como uma forma segura de manter informações pessoais protegidas.
59% responderam que estariam interessados em usar a biometria em vez de senhas tradicionais.
57% se sentiria mais confortável usando a biometria ao invés de senhas para todas as contas.
58% afirmam que se tivessem que escolher entre os dois, escolheria a biometria sobre as senhas tradicionais.

Sobre a pesquisa
A pesquisa realizada pela Norstat ouviu 10 mil consumidores comuns entre 13 a 21 de agosto de 2015. Consumidores em 17 mercados da América do Norte e do Sul, Europa, África, Austrália e região Ásia-Pacífico falaram de suas percepções quanto às compras on-line. A amostra total, com margem de erro de +/- 0,80%, apresenta um nível de confiança de 95%.

 

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