Terça-feira, 07 de julho de 2015
70% dos profissionais prevê aumento no orçamento para essa modalidade em 2016, mas apenas 33% das organizações medem o retorno sobre investimento
Saiu hoje uma pesquisa super bacana realizada pela Rock Content, empresa de marketing de conteúdo, com mais de 2 mil profissionais de diversos segmentos como Marketing, TI, Consultoria, Educação e Ecommerce de todo o Brasil, que aponta que entre os entrevistados, 69% utilizam o marketing de conteúdo para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes.
Como profissionais brasileiros têm utilizado marketing de conteúdo?
Para entender melhor esse ponto, foi realizado um levantamento que visualizou o quanto as empresas estão disponibilizando do orçamento total ao marketing de conteúdo. Quando comparado com os 69% do Brasil, ainda existe uma grande diferença com as empresas americanas, por exemplo, em já utilizam 93% do budget para a estratégia.
“Sentimos uma carência de dados sobre as mudanças que ocorrem no mercado de marketing brasileiro. Com o objetivo de preencher essa lacuna, fizemos um levantamento que fosse capaz de representar os novos comportamentos dos profissionais de marketing. Sabemos que não há mais espaço para uma publicidade invasiva e interruptora, cedendo espaço para práticas como Content Marketing, Inbound e Marketing de Conteúdo. Mergulharmos nesse universo e a partir de agora temos em mãos informações que dão uma perspectiva sobre o movimento do mercado no país”, comenta Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content.
Alguns dados da pesquisa:
– Hoje apenas 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para essa estratégia;
– 70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo para 2016 e apenas 4% uma redução;
– 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo, porém apenas 40% documentam esta estratégia;
– 57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo;
– 33% das empresas medem o ROI (Retorno sobre Investimento), e as que costumam realizar esse processo são 58% mais bem sucedidas que as que não têm o mesmo hábito.
Para impulsionar a distribuição de conteúdo, muitas delas apostam em ferramentas como Redes sociais (91%), Blogs Corporativos (61%) e Newsletters (52%). Dentre as redes sociais, as mais comuns são Facebook, Twitter e LinkedIn. A pesquisa conclui também que as métricas mais utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo são tráfego no site, vendas e taxa de conversão.
Site da Pesquisa: www.contenttrends.com.br
Metododologia: A pesquisa formulada para o relatório Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 foi realizada online entre os dias 10 e 13 de Junho de 2015, com um total de 2.233 participantes. A amostragem utilizada foram participantes voluntários que concorreram a um altofalante Beats Pill. O formulário de preenchimento da pesquisa foi enviado por email para a base de dados de mais de 100.000 profissionais brasileiros e promovido nas redes sociais: Facebook, Twitter e Linkedin.
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