Notícias

Maturidade Digital é ponto-chave para sucesso, aponta McKinsey 

A digitalização da sociedade tem transformado a indústria, que deseja oferecer benefícios para os consumidores. Mas transformar digitalmente uma instituição ou empresa significa enfrentar inúmeros desafios, entre eles as novas dinâmicas do mercado. Contudo, não adianta apenas buscar ser uma empresa digital. É preciso ter maturidade nesta área, para que os impactos nos resultados sejam positivos. 

Com o objetivo de entender o efeito do processo de digitalização no Brasil, a McKinsey & Company realizou um estudo com 124 empresas de grande e médio porte em diversos setores para mensurar a maturidade digital das organizações que atuam no país. Para tanto, utilizou-se a ferramenta proprietária Analytics & Digital Quotient (A&DQ), que avalia 22 práticas de gestão críticas para o sucesso da transformação digital e captura de resultado financeiro, distribuídas entre as quatro dimensões mencionadas. A ferramenta A&DQ atribui uma pontuação única que permite conduzir um benchmarking entre empresas pares e líderes em âmbito global.

De acordo com a McKinsey, transformações digitais podem ser caracterizadas por acionar ao menos uma de quatro alavancas-chave de valor: 

1) Modelos de negócio (novas formas de operar e novos modelos econômicos); 

2) Conectividade (engajamento em tempo real); 

3) Processos (foco na experiência do cliente, automação e agilidade);

4) Analytics (melhor tomada de decisão e cultura de dados). 

 

No entanto, para capturar o valor criado por essas alavancas, é necessário associá-las a um conjunto de melhores práticas de gestão que abrangem quatro dimensões fundamentais: Estratégia, Capacidades, Organização e Cultura.

A divulgação do Índice de Maturidade Digital permitiu comparar o desempenho individual da maturidade digital de empresas pares e de líderes digitais no país e no mundo, além de sensibilizar as empresas sobre a importância da digitalização. 

Você pode conferir aqui o texto completo da análise e a pesquisa.

Comentários

PUBLICIDADE