Notícias

Mais um dia sobre o Mobile World Congress

Ontem foi o último dia do MWC – Mobile World Congress, aqui em Barcelona. Deixei para visitar o App Planet, já que o hall de aplicativos é sempre muito grande e esse ano está com o dobro do tamanho por conta da sua extensão 8.1. Na verdade, tivemos nessa edição uma explosão das empresas de mídia mobile, como Millennial Media, Airpush, Opera, Smaato, Criteo, AppNexus, Celltick, Fiksu, Inneractive, OpenX, Tapjoy, VServ, enfim muitas das mais conhecidas deste mercado.

As maiores entre as empresas participantes são a Millennial Media (NYSE MM), com seus 650 milhões de usuários pelo mundo e uma plataforma super completa, e a Airpush, com seus 150 mil apps na rede.

Outra área sempre muito visitada do evento é a GSMA Smart Cities.  Esse ano os visitantes puderam ver como serão no futuro uma casa, um café, teatro, loja, trem, um carro conectado e até a famosa escova de dente da Oral B. Para uma casa, por exemplo, será possível abrir a porta para alguém a milhares de quilômetros de distância, verificar o que está acontecendo na casa, subir ou descer cortinas, aumentar a temperatura do ar condicionado antes de chegar em casa, ser avisado se alguém deixou a torneira aberta ou até mesmo se você tem algum vazamento de água nos canos. Ou seja, no futuro tudo será interligado!

Outra coisa que me chamou a atenção foram não só os novos celulares, mas também a infinidade de “smart watches”,  aqueles relógios inteligentes ou “wearables”, como o povo ‘tech’ gosta de chamar.  A LG lançou o “Watch Urbane” que não precisa de um smartphone para se conectar com a internet, pois ele vem com um SIMCard, que possui 1 GB de RAM e 4 GB de memória, é resistente à água, tem bússola e barômetro. Além disso, esses assessórios agora não têm mais aquela ‘cara’ medonha preta e quadrada. São bonitos, modernos e descolados, dignos de um 007!

E, por último, a Ford que sempre arrasa. Esse ano a marca mostrou sua bicicleta conceito: é elétrica, totalmente dobrável e se conecta com o iPhone do ciclista, além de ter seu próprio app de navegação. A ideia da Ford é que essa bicicleta possa ser utilizada pelo comércio para fazer pequenas entregas e seja necessária quando o local não tiver muita disponibilidade de estacionamento para carros.  Além disso, a bicicleta avisa quando você tem que virar para direita ou para a esquerda com uma vibração no guidão.

Bom, a edição 2015 do MWC chegou ao fim. Se você trabalha com tecnologia, operadoras, empresas de celular, marketing, vendas ou é apenas um grande curioso, você deveria visitar esse evento. A data para 2016 já está marcada: de 22 à 25 de fevereiro!

Até o ano que vem!

##

*Andrea Orsolon é diretora-geral da Adsmovil no Brasil

Comentários

PUBLICIDADE