Quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Pesquisa realizada pela Rebellion Digital aponta que 72% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday
Em tempos de crise, os brasileiros estão ainda mais ansiosos pela Black Friday, que será realizada na última sexta-feira do mês, dia 27, com promessas de ofertas de grandes lojas varejistas. É o que comprova a pesquisa realizada pela Rebellion Digital, em que a intenção de compra para este ano é 32% maior do que em relação a 2014.
Segundo a pesquisa, em 2015, 72% dos consumidores brasileiros esperam descontos vantajosos nas categorias de eletrônicos, eletrodomésticos, informática, moda e acessórios e viagens. O valor a ser gasto também aumentou: 31% dos entrevistados disseram que pretendem gastar até R$ 1 mil, valor duas vezes maior do que o ticket médio de 2014.
De acordo com Felipe Mendes, diretor de marketing da Rebellion, o aumento da intenção de compra e do valor do ticket médio pode ser explicado pela instabilidade econômica do país. “Muitas pessoas deixaram de comprar ao longo do ano, esperando pelos descontos da Black Friday. É, portanto, uma compra mais racional e planejada, em busca de boas oportunidades”, diz.
A pesquisa também aponta que 63% dos entrevistados gostariam de receber as ofertas por e-mail. “O e-commerce pode atuar com as frentes de relacionamento, mandando promoções diferenciadas para os clientes que já compraram na loja, em busca da fidelização”, comenta Mendes.
A Black Friday, campanha de maior faturamento do varejo americano, tem sido explorada pelo comércio eletrônico nacional desde 2010. De acordo com a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico, a data deve movimentar mais de R$ 1,3 bilhão de vendas no país em 2015.
E-commerce preparado para o grande volume de acessos
Das 0 hora às 23h59 do dia 27 de novembro, as lojas virtuais têm de estar preparadas para receber um número maior de visitas do que estão habituadas nos outros dias do ano. Por isso, as empresas que participam da Black Friday devem se organizar antecipadamente e aumentar a banda dos servidores, evitando assim que o site saia do ar e prejudique as vendas.
Além de manter a plataforma adequada, as empresas devem pensar no relacionamento com o usuário. “Ter uma logística de entrega e ser claro nos prazos é necessário para que o consumidor tenha uma experiência positiva com a sua marca”, comenta Mendes. O diretor também ressalta a importância de manter um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ativo, pois trata-se de um direito do consumidor buscar a ferramenta para resolver possíveis problemas com a compra.
Comentários