Quinta-feira, 14 de maio de 2015
Entenda porque é essencial que você saiba o código IMEI do seu Smartphone, principalmente se sofrer roubo ou perder o aparelho
O número de celulares roubados no Brasil cresceu significativamente. Ou seja, em 2014, houve um incremento de 149,6% com relação ao ano de 2013, apenas em São Paulo. Com a meta de coibir os roubos e dificultar o comércio dos aparelhos roubados a Polícia passará a anotar o número do IMEI no Boletim de Ocorrência. Com isso, os poder público poderá solicitar o bloqueio, não apenas do Chip, mas também do aparelho. Mas você sabe o que é o IMEI? A BemMaisSeguro.com, que fornece seguros para smartphones explica tudo!
O que é o IMEI?
Todos os aparelhos de celular têm um código contra roubos chamado IMEI (International Mobile Equipment Identify). Ele pode ser encontrado na Nota Fiscal, na caixa do aparelho, sob a bateria ou nas configurações internas.
Para que serve o IMEI?
Segurança. Basicamente ele é um aliado. Se por acaso você sofrer roubo ou perder o seu celular, com o IMEI você poderá bloquear o aparelho e impedir que ele seja comercializado.
Como encontrar o IMEI no seu aparelho?
Nos aparelhos mais antigos, o IMEI encontra-se na bateria do aparelho. Contudo, nos smartphones mais modernos existem outras maneiras de encontrar o número. Além de ele vir, na caixa do aparelho ele pode ser encontrado por meio de algumas maneiras:
Código – Essa parte é bem simples e serve tanto para IOS quanto Android e Windows Phone. Basta digitar: “#06#” Prontamente, o seu número de IMEI aparecerá na tela.
Por que anotar o IMEI
Normalmente, o seu código IMEI vem na Nota Fiscal do Aparelho. Por isso, se a Nota Fiscal for impressa sem este código, você tem total liberdade para solicitá-la com o IMEI. Além disso, é imprescindível que você guarde para sua segurança e para ajudar na diminuição dos roubos. Com o código IMEI você pode bloquear totalmente o aparelho impossibilitando a sua utilização. Isso diminui as chances de comercialização do aparelho.
Mas, e aquelas pessoas que sabem como “burlar” o IMEI?
Lei contra aparelhos que desbloqueiam IMEI
Pensando em garantir toda a funcionalidade do IMEI, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou no último dia 23 de abril o Projeto de Lei (PL) que restringe a venda de aparelhos que alteram ou desbloqueiam o código IMEI.
De acordo com o texto formulado pelo governador Geraldo Alckmin os estabelecimentos eu quiserem comercializar o aparelho desbloqueador deverão ter autorização prévia do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (DECADE) da Polícia Civil. A norma prevê o cancelamento da inscrição estadual dos estabelecimentos que descumprirem a determinação, O Objetivo é trabalhar em prol da redução dos roubos e furtos de celulares.
Comentários