Sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
Google Display ultrapassa Facebook em crescimento desde novembro até o final do ano.
Impressões de link patrocinados nos EUA viram um salto impressionante.
A IgnitionOne, líder em marketing digital programático no mundo, lançou o estudo “Q4 2015 Digital Marketing Report”, que traz os números da publicidade digital. A pesquisa sai a cada quarto meses pela IgnitionOne, que gerencia mais de US$1,5 bilhão em investimento na publicidade digital e alcança mais de US$30 bilhões de receita para seus clientes.
O Q4 mostra pela quinta vez seguida crescimento de ferramentas de busca paga (links patrocinados em motores de busca): 19%. O display programático (banners de propaganda comprados a partir da programática) também tem crescimento: impressionantes 29%.
De 26 de novembro até o final do ano, o Google ultrapassou o Facebook em crescimento de gastos em suas publicidades digitais nos EUA, por causa da “prospecção contextual”, ferramenta que não está disponível na plataforma do Facebook. A prospecção contextual consiste em anúncios mostrados aos usuários que já estão dentro da página buscada, com conteúdo relevante para o anunciante e com alta probabilidade de interesse no produto.
O que o estudo mostrou:
O Google deixou o Facebook para trás em crescimento e conversões.Aumento de 37% em anúncios de display programático e 34% de aumento em conversões. Em comparação, o Facebook viu um aumento de 22% em investimento em anúncios e 17% em conversões.
A busca patrocinada continua com um consistente crescimento: 18% ano a ano.
Depois de várias quedas nos últimos meses, as impressões estão aumentando, 7% ano a ano, um aumento inesperado comparado a 2015, que havia caído em 21%. O aumento repentino tem a ver com o Google Partner Network e com as impressões dos anúncios do Google Shopping.
A mudança que o Google fez para os anúncios de Google Shopping em um formato de carrossel levou ao aumento das impressões, mas também à queda do CPC (custo por clique), particularmente em mobile, que caiu 21%.
O setor automotivo veio forte no Q4, com aumento de 66% em gastos e 58% em cliques.
“O Google teve um impressionante final de ano, finalmente ultrapassando o Facebook”, diz Will Margiloff, CEO da IgnitionOne. “O Facebook arrasou o Google em termos de crescimento nos últimos trimestres, mas é evidente que esses dois gigantes estão bem equiparados. Os dois estão evoluindo rapidamente para que um acompanhe o outro, e enquanto o Facebook está aqui para brincar, o Google está claramente tão pronto quanto para defender seu território – especialmente com a busca contextual ganhando mais popularidade”.
##
Esta é, historicamente, a maior pesquisa continua no mercado digital – desde 2006. O relatório detalhado e pesquisas anteriores podem ser vistas em: http://www.ignitionone.com/thought-leadership/.
Comentários