Notícias

Digitalks: o sucesso de um projeto que levou a Tranformação Digital ao Brasil

*Por Webtexto

Foto de Flávio Horta, CEO do Diigtalks. Ele é loiro,  tem cabelo curto e está de terno escuro. Ele segura um microfone. Só aparece a parte de cima de seu tronco..

Transformar empresas para a nova realidade digital. Esta é a missão que fez nascer o Digitalks no Brasil, há 10 anos, e é também o grande objetivo deste projeto que chegou em 2018 a Portugal para levar conhecimento e criar oportunidades de negócio às empresas nacionais.

O tiro de partida será dado com a realização do Expo Fórum Digitalks 2019 Lisboa, que terá lugar nos dias 20 e 21 de março, e que reunirá mais de 500 participantes, prometendo preparar os profissionais dos mais variados setores para a realidade incontornável do mundo digital e aproximar ainda mais Brasil e Portugal.

No Brasil, o Digitalks tem uma dimensão que abrange todo o país, a realização de uma diversidade de eventos por ano em várias cidades brasileiras – entre as quais o concorrido Expo Digitalks em São Paulo que em 2019 promete ter mais de 6000 participantes – e uma estrutura que já inclui um portal de notícias, uma revista e uma TV Online. Como nasceu, então, este projeto?

O Digitalks surgiu com a necessidade de apresentar “as qualidades e vantagens dos meios digitais para os anunciantes e profissionais de marketing”, conta Flávio Horta, fundador do projeto. Trazendo a experiência de trabalho em várias agências digitais como diretor de negócios e depois de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002, decidiu fundar o Digitalks em 2009.

Nessa altura, a percentagem de verbas que era canalizada para o digital era ainda diminuta e havia um grande trabalho a fazer. A estratégia seguida foi criar eventos e cursos na área do marketing digital em São Paulo, que acabaram por ser um sucesso. A procura foi tal que o projeto acabou por sair das fronteiras de São Paulo. “Em 2010 criamos o formato do Fórum de Marketing Digital para viajar o Brasil, que até hoje passa por diversas capitais brasileiras, levando palestras, conhecimento e networking para todo o Brasil”, conta Flávio Horta.

Três anos depois da fundação do projeto, o Digitalks já estava presente em 10 capitais brasileiras: São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Belém, Recife, Belo Horizonte e Maceió. Um crescimento que foi notório não só em termos geográficos, mas também em termos de ambição.

Percebendo a importância que a área do marketing digital ia ganhando nas empresas, o Digitalks deixou de ser apenas uma empresa de eventos para se tornar na principal empresa do Brasil que cria oportunidades de crescimento e de negócio através da realização de mais de 50 atividades por ano. Desta forma, prepara as pessoas e ajuda a transformar as empresas para a nova realidade digital.

A dimensão do projeto foi crescendo e sair das fronteiras do Brasil acabou por ser um passo natural. O primeiro passo foi criar vários missões espalhadas pelo mundo, como as Digitalks Missions em Madrid ou o DMEXCO na Alemanha, o maior e mais importante evento de Marketing Digital do mundo onde o Digitalks tem um lounge. Mas também podemos destacar a Silicon Valley Digital Mission.

Entre os eventos que o Digitalks produz e organiza, destacam-se:

  • Fórum de Marketing Digital
  • Expo Digitalks
  • Meeting Digitalks
  • Cursos InCompany
  • Cursos de Capacitação
  • Cursos a Distância (EAD)

Os números falam por si, os projetos e eventos do Digitalks envolvem:

  • 8.000 empresários
  • 42.000 anunciantes e compradores de soluções de marketing digital
  • + 6.000 participantes nos eventos
  • + 90.000 executivos e profissionais envolvidos
  • +36.000 agências e agentes digitais
  • 45 empresas patrocinadoras

A chegada a Portugal

A chegada a Portugal acabou por ser um passo natural de um projeto que já percorria o mundo em vários eventos, mas com uma natureza diferente. Pela afinidade dos dois mercados e também percebendo que “o mercado português está muito sedento de informação” na área digital, a ideia foi transpor para Portugal exatamente o mesmo modelo de negócio do Brasil.

O objetivo, explica Flávio Horta, é “trabalhar para o desenvolvimento e evolução do mercado português de marketing digital”, num investimento de longo prazo que vai trazer para o país todos os formatos e conteúdos que o Digitalks já disponibiliza no Brasil. Numa parceria com o Click Summit e com a Lispolis, o pólo tecnológico de Lisboa, a ambição passa também por gerar negócios entre as empresas e fomentar o conhecimento entre profissionais e executivos. A meta é envolver 10 mil pessoas no primeiro ano de atividade em Portugal, com um marco importante no primeiro Expo Fórum Digitalks 2019 de Lisboa.

A Webtexto é parceira do evento Expo Fórum Digitalks 2019 Lisboa, que terá lugar nos dias 20 e 21 de março.

*Texto escrito por Blandina Costa e publicado originalmente na Webtexto: agência de conteúdo.

Comentários

PUBLICIDADE