Quarta-feira, 13 de março de 2019
*Por Webtexto
Transformar empresas para a nova realidade digital. Esta é a missão que fez nascer o Digitalks no Brasil, há 10 anos, e é também o grande objetivo deste projeto que chegou em 2018 a Portugal para levar conhecimento e criar oportunidades de negócio às empresas nacionais.
O tiro de partida será dado com a realização do Expo Fórum Digitalks 2019 Lisboa, que terá lugar nos dias 20 e 21 de março, e que reunirá mais de 500 participantes, prometendo preparar os profissionais dos mais variados setores para a realidade incontornável do mundo digital e aproximar ainda mais Brasil e Portugal.
No Brasil, o Digitalks tem uma dimensão que abrange todo o país, a realização de uma diversidade de eventos por ano em várias cidades brasileiras – entre as quais o concorrido Expo Digitalks em São Paulo que em 2019 promete ter mais de 6000 participantes – e uma estrutura que já inclui um portal de notícias, uma revista e uma TV Online. Como nasceu, então, este projeto?
O Digitalks surgiu com a necessidade de apresentar “as qualidades e vantagens dos meios digitais para os anunciantes e profissionais de marketing”, conta Flávio Horta, fundador do projeto. Trazendo a experiência de trabalho em várias agências digitais como diretor de negócios e depois de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002, decidiu fundar o Digitalks em 2009.
Nessa altura, a percentagem de verbas que era canalizada para o digital era ainda diminuta e havia um grande trabalho a fazer. A estratégia seguida foi criar eventos e cursos na área do marketing digital em São Paulo, que acabaram por ser um sucesso. A procura foi tal que o projeto acabou por sair das fronteiras de São Paulo. “Em 2010 criamos o formato do Fórum de Marketing Digital para viajar o Brasil, que até hoje passa por diversas capitais brasileiras, levando palestras, conhecimento e networking para todo o Brasil”, conta Flávio Horta.
Três anos depois da fundação do projeto, o Digitalks já estava presente em 10 capitais brasileiras: São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Belém, Recife, Belo Horizonte e Maceió. Um crescimento que foi notório não só em termos geográficos, mas também em termos de ambição.
Percebendo a importância que a área do marketing digital ia ganhando nas empresas, o Digitalks deixou de ser apenas uma empresa de eventos para se tornar na principal empresa do Brasil que cria oportunidades de crescimento e de negócio através da realização de mais de 50 atividades por ano. Desta forma, prepara as pessoas e ajuda a transformar as empresas para a nova realidade digital.
A dimensão do projeto foi crescendo e sair das fronteiras do Brasil acabou por ser um passo natural. O primeiro passo foi criar vários missões espalhadas pelo mundo, como as Digitalks Missions em Madrid ou o DMEXCO na Alemanha, o maior e mais importante evento de Marketing Digital do mundo onde o Digitalks tem um lounge. Mas também podemos destacar a Silicon Valley Digital Mission.
A chegada a Portugal acabou por ser um passo natural de um projeto que já percorria o mundo em vários eventos, mas com uma natureza diferente. Pela afinidade dos dois mercados e também percebendo que “o mercado português está muito sedento de informação” na área digital, a ideia foi transpor para Portugal exatamente o mesmo modelo de negócio do Brasil.
O objetivo, explica Flávio Horta, é “trabalhar para o desenvolvimento e evolução do mercado português de marketing digital”, num investimento de longo prazo que vai trazer para o país todos os formatos e conteúdos que o Digitalks já disponibiliza no Brasil. Numa parceria com o Click Summit e com a Lispolis, o pólo tecnológico de Lisboa, a ambição passa também por gerar negócios entre as empresas e fomentar o conhecimento entre profissionais e executivos. A meta é envolver 10 mil pessoas no primeiro ano de atividade em Portugal, com um marco importante no primeiro Expo Fórum Digitalks 2019 de Lisboa.
A Webtexto é parceira do evento Expo Fórum Digitalks 2019 Lisboa, que terá lugar nos dias 20 e 21 de março.
*Texto escrito por Blandina Costa e publicado originalmente na Webtexto: agência de conteúdo.
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