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Como o AMP do Google vai influenciar seu marketing digital positivamente

 

Por Chapman Lever, para o iMasters.*

 

O que é o Google AMP?

O Projeto Google AMP é uma forma de rastreamento rápido de conteúdo para dispositivos móveis. Ele melhora o modelo tradicional de servir conteúdos para celular porque depende de uma forma específica de HTML, chamada AMP HTML, que melhora a apresentação do conteúdo. Aqui está um exemplo de uma página AMP, como ela se parece quando processada em um iPhone 6.

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O efeito final é que o usuário móvel vai ver artigos com comparativamente texto básico e imagens, mas o conteúdo será carregado até 10 vezes mais rápido (ou até mais!) em relação ao conteúdo tradicionalmente formatado.

 

Por que o Google AMP é importante para o SEO?

Como o Google muitas vezes dita o caminho para a indústria, a velocidade da página e a leitura em dispositivo móvel são distinções de classificação de alta qualidade que determinam o posicionamento do conteúdo de um site nas páginas de resultados do motor de busca (SERPs). Quanto mais rápido é o site (entre outros sinais do ranking), e quanto mais ele atende aos dispositivos móveis, é mais provável de ele ser visto e clicado pelos usuários de pesquisa do Google.

Desde 2013, o Google está evoluindo da empresa que fornece links para outros sites nos resultados de pesquisa para a empresa que fornece respostas a perguntas nos resultados de pesquisa.

Por exemplo, o aspecto “featured snippets” do Google, mostrado abaixo, tem sido um método de fornecer respostas rápidas em resultados de pesquisa para perguntas simples, tais como “Quem ganhou a World Series em 1969?”.

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Mas featured snippets não funcionam bem para perguntas mais complexas, como “Quais são as principais questões na eleição presidencial de 2016?”. Esses tipos de perguntas levam a artigos mais detalhados. Infelizmente, quando as respostas simples não são plausíveis, é preciso carregar uma outra página que pode ser lenta para carregar em dispositivos móveis. Como resultado, o Google tem desenvolvido maneiras de tornar mais rápidos os carregamentos dos links nos quais você clica em buscas. E agora, com o Projeto Google AMP, eles têm feito isso aparecer com mais destaque nas SERPs.

 

Como funciona o Google AMP?

Considerando o aspecto de desenvolvimento, há três partes no Google AMP:

  1. AMP HTML
  2. AMP JS
  3. AMP Cache

Para entender cada um deles, acesse o texto original do iMasters aqui.

 

Os impactos positivos do AMP no SEO e no marketing online

Artigos de rápido carregamento melhoram o relacionamento editor/leitor. A velocidade é o benefício mais óbvio para os editores que usam AMP para melhorar o SEO. Essa velocidade se traduz em mais page views e menos leitores frustrados, o que também resulta em mais visualizações de anúncios, compartilhamento e engajamento com conteúdo.

 

1) Artigos com AMP habilitado terão classificação mais elevada no SERPs

O conteúdo AMP terá a vantagem de ser mostrado acima da dobra, no topo das pesquisas do Google, a menos que o Google mude a forma padrão como ele exibe todos os resultados AMP. Um exemplo de como as páginas AMP são exibidas nos resultados da pesquisa é mostrado abaixo.

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Atualmente, artigos AMP aparecem em um carrossel deslizante. Por enquanto, não há uma opção paga, mas ela pode aparecer no futuro. Artigos com AMP habilitado têm um ícone nas SERPs indicando que eles são construídos com AMP.

 

2) Impressões de pesquisa paga provavelmente irão aumentar

Depois de ver um conteúdo baseado em AMP, a coisa mais comum que os usuários fazem é clicar de volta para a SERP para ver o que mais pode haver por lá. Isso vai afetar positivamente o número de impressões de pesquisa paga ao longo do tempo.

 

3) Google AMP é para todo editor

O Facebook limita a participação em seus Instant Articles para apenas um conjunto selecionado de editores (pelo menos na época da escrita deste artigo). Com o Google AMP, qualquer pessoa com um pouco de conhecimento ou vontade de aprender pode formatar o seu conteúdo para ser acessado rapidamente por um número potencialmente enorme de leitores.

 

4) AMP é open source

Isso significa que as contribuições para a sua evolução não se limitam ao mundo dos melhores e mais brilhantes desenvolvedores do Google. Qualquer pessoa que tenha uma ideia para torná-lo melhor pode contribuir para a especificação. O conjunto de recursos do AMP será mais facilmente adaptado ao mundo editorial de constantes mudanças.

 

5) Analytics está chegando ao AMP

Segundo o Google, vários provedores de analytics – incluindo comScore, Adobe Analytics, Parse.ly e Chartbeat – estão preparando seus serviços para dizer aos editores quão bem o seu conteúdo AMP está indo. Na verdade, a especificação AMP fornece instruções para suportar fornecedores de analytics AMP, além de como suportar a sua própria solução de analytics personalizada para AMP.

 

6) Conteúdo chega a mais leitores

Mesmo que o AMP beneficie principalmente o Google, na medida em que o ajuda a competir com Instant Articles do Facebook, essa melhora acabou sendo benéfica para os editores, porque seu conteúdo pode agora ser mais amplamente lido quando os usuários clicam neles em SERPs do Google – não apenas no jardim murado do Facebook.

 

7) Mais recursos e opções de formatação estão chegando

Mesmo que o AMP lide com um conjunto limitado de tags para formatação de páginas, nem tudo está perdido. Há ainda muitos componentes estendidos e até mesmo alguns componentes experimentais para serem liberados assim que estiverem disponíveis.

 

Veja agora quais os impactos negativos do AMP no SEO e no marketing online

 

*Texto originalmente publicado no iMasters, empresa do mesmo grupo do Digitalks. Chapman Lever faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. Você pode ver o original em: https://moz.com/blog/how-googles-amp-will-influence-your-online-marketing. Esta tradução foi feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. 

 

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