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Como o AMP do Google vai influenciar o marketing digital negativamente

 

Por Chapman Lever, para o iMasters.*

 

Em artigo originalmente publicado pelo iMasters, segmentamos o texto de Chapman Lever em duas fases para mostrar os impactos positivos e negativos do projeto AMP do Google.

Anteriormente, abordamos:

O que é o Google AMP?

Por que o Google AMP é importante para o SEO?

Os impactos positivos do AMP no SEO e no marketing online

 

Se quiser, você pode rever esses tópicos todos AQUI.

Agora, esta segunda parte do texto mostra:

 

Os impactos negativos do AMP no SEO e no marketing online

 

1) Não há formas de conteúdo para AMP

Isso significa que se o objetivo de um editor é gerar leads, convidando o leitor a se inscrever ou enviar suas informações de contato, ele vai ter que esperar até o AMP fornecer um upgrade para a especificação que permite aos editores terem formulários em seu conteúdo otimizado para AMP.

 

2) O AMP não resolve o problema de velocidade do SEO em páginas de não-editores

Ele realmente cobre apenas artigos do tipo “notícia” e posts de blog, e não se destina a acelerar páginas de e-commerce ou de marcas. Um site de e-commerce que não se concentra em artigos ou posts de blog como seu conteúdo principal provavelmente terá as restrições de design do AMP demasiadamente restritivas e vai querer ficar com o HTML tradicional.

 

3) O número de impressões de itens de resultados de pesquisa paga pode cair

Se o termo de pesquisa é amplo ou geral (ou seja, “notícias”, “moda”, ou “alimento”), artigos AMP provavelmente irão aparecer com mais frequência do que os itens de resultado de pesquisa paga. Só o tempo e a analytics irão corrigir as suposições aqui.

 

4) Não há folhas de estilo externas ou JavaScript

Devido a uma falta de folhas de estilo externas e JavaScript, o design e a experiência do usuário (UX) de páginas é medíocre. Editores e não-editores igualmente terão que decidir se é mais importante para a sua marca ter o design complementando o conteúdo para atrair visitantes de retorno (caso em que eles devem optar por sair do AMP por enquanto), ou se o seu conteúdo se garante e seus visitantes só se preocupam com o carregamento rápido de páginas (caso em que vai eles irão querer começar a implementá-lo agora). O uso de componentes experimentais como um modo de não ter páginas maçantes acarreta o risco de que o componente terá erros ou será rejeitado pelo próximo lançamento da especificação AMP.

 

5) Autoridade de domínio pode sofrer

A partir da nossa página Learn SEO: “Autoridade de domínio é uma pontuação (em uma escala de 100 pontos), desenvolvida por Moz, que prevê o quão bem um site irá classificar nos motores de busca”. Um dos fatores incluídos no cálculo é o número de vínculos no domínio raiz. Um efeito negativo indireto seria que o site de um editor iria ganhar menos links. Isso porque outros sites com links para o conteúdo AMP não estariam linkando para o nome de domínio do editor, mas para google.com. Por exemplo, aqui está a imagem de um artigo carregado em um iPhone 6 como acessado a partir de uma pesquisa no carrossel AMP.

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Note que a URL, https://www.google.com/amp/www.bbc.co.uk/news/amp/35800232#, começa com “www.google.com/amp/” e, em seguida, vincula o artigo de domínio de origem. Ao visualizar o artigo, os visitantes ainda estarão no Google.com, não no site do editor.

 

6) A forma como os editores veiculam anúncios em linha com conteúdo vai necessariamente mudar

Isso poderia ser uma coisa boa, na medida em que vai forçar os editores a repensar os seus anúncios para que eles não irritem os 16% dos clientes que bloqueiam seus anúncios de qualquer maneira. Poderia ser uma coisa ruim para os editores, que contam com alta largura de banda e anúncios mais elaborados para captar a atenção. Eles terão que optar por desabilitar AMP ou encontrar outra estratégia de publicidade. Claro que, se um editor faz parte da parceria Google AMP de anúncios de Outbrain, AOL, OpenX, DoubleClick e AdSense, o fardo do editor em melhorar seus anúncios é bastante reduzido. Mais parceiros de anúncios estarão sendo trazidos para o rebanho, quando entrarem em conformidade com a especificação AMP para os seus anúncios.

 

7) O orçamento para o desenvolvimento de conteúdo terá que aumentar

Se você não tem um CMS que já suporta AMP, você vai precisar de um orçamento para o desenvolvimento no AMP ou construir seu CMS personalizado ou extensível como um recurso adicional.

 

8) Os editores não se dão bem com páginas HTML mal construídas com AMP

Isso é, na verdade, tanto um aspecto positivo quanto negativo do AMP. No lado positivo, cada página tem que ser livre de erros antes mesmo de o Google pegá-la e colocá-la no cache do AMP. Isso significa que os usuários terão uma experiência melhor baixando o conteúdo em uma variedade de dispositivos. No entanto, no lado negativo, os editores terão de orçar tempo (e horas de desenvolvedores) para uma maior depuração de cada página. Felizmente, o Google disponibilizou um validador de AMP.

 

Conclusão

A velocidade no carregamento das páginas é um fator de classificação no algoritmo do Google. O fato de que o Google criou sua própria maneira de construir e exibir o conteúdo mais rápido e de forma mais concisa deixa claro o seu desejo de fazer da velocidade da página um indicador ainda mais importante no valor de uma página nas SERPs.

Se um site lida principalmente em formato longo, contendo tipo de notícias (em oposição ao marketing ou venda de seus produtos), então é um bom candidato para uma revisão AMP. Se os editores só adicionarem AMP para chegar à frente da tendência emergente no sentido de ter conteúdo otimizado para mobile, eles estarão fazendo a si mesmos e à sua classificação SEO um favor.

Neste momento, você pode estar se perguntando o que pode fazer para aumentar a velocidade da sua página, dada a sua importância crescente. Temos um relatório de desempenho gratuito que você pode usar para obter informações sobre como otimizar seu site para velocidade e desempenho. Sinta-se à vontade para dar uma olhada, se você estiver interessado em aprender os passos que você pode tomar para melhorar o desempenho do seu site.

 

*Texto originalmente publicado no iMasters, empresa do mesmo grupo do Digitalks. Chapman Lever faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. Você pode ver o original em: https://moz.com/blog/how-googles-amp-will-influence-your-online-marketing. Esta tradução foi feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. 

 

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