Sexta-feira, 09 de janeiro de 2015
Com o objetivo de promover a ajuda mútua entre amigos e desconhecidos, o Chance é uma plataforma mobile que estimula a criação de uma corrente do bem. Esta proposta inovadora e que tem um forte apelo social permite o compartilhamento de histórias de atitudes positivas por meio do app e redes sociais. Dentre os exemplos que podem ser encontrados no Chance estão pessoas pedindo ajuda para determinadas tarefas de casa, pedidos de aulas de idiomas, organização de eventos, usuários disponíveis para doação de roupas e consertos em geral, entre outros. Disponível para download gratuito na AppStore e GooglePlay, o aplicativo já conta com cinco mil usuários e prevê alcançar 80 mil até o fim do 1º semestre de 2015.
Idealizado por Marcelo Dantas e Gustavo Fernandes, o Chance também apresenta a proposta de ser uma plataforma de campanhas de “Social Crowdfunding”, ou seja, visa promover iniciativas coletivas voltadas às causas sociais. A ideia do aplicativo surgiu da crença de que hoje o mundo precisa ser contagiado por atitudes positivas e de colaboração entre pessoas. “A melhor maneira encontrada para fazer este tipo de ação social foi em forma de um app, por ser uma ferramenta com ampla interação social”, explica Dantas. O aplicativo é a ferramenta ideal para oferecer um tipo de serviço ou para quem está precisando de um auxílio. “Por meio do Chance temos a oportunidade de exercer um pouco a nossa cidadania e ajudar ao próximo”, explica Fernandes.
Como funciona o Chance
O Chance possui duas funções principais que fazem o aplicativo ser único e uma poderosa ferramenta social. A primeira, chamada de “Contagiar”, é o local para os usuários compartilharem as histórias referentes às ajudas realizadas ou recebidas. A segunda, com o nome de “Central de Ajuda”, permite que o usuário peça algum tipo de auxílio ou ofereça um serviço dentre as dez categorias que o aplicativo dispõe: Emprego, Educação, Animais domésticos, Carona, Carro, Casa, Saúde, Tecnologia, Crianças e Doação. Além disso, é possível utilizar o filtro que a plataforma fornece para otimizar a navegação dentro desta aba.
Quando alguém propõe um apoio dentre as categorias do app, a pessoa/instituição que solicitou o pedido recebe um alerta em seu perfil avisando que um usuário deseja ajudá-la. Após a confirmação do solicitante, o voluntário recebe os dados para entrar em contato com a pessoa/instituição. A plataforma também conta com um sistema de GPS no qual é possível encontrar o usuário mais próximo de sua região para auxiliá-lo ou ser ajudado, aumentando a possibilidade de interação entre as pessoas.
Comentários