Segunda-feira, 11 de julho de 2022
O crescimento do número de usuários nas redes sociais, nos últimos anos, auxiliou no aumento expressivo do número de influencers – pessoas que agregam até milhões de seguidores através da produção de conteúdo nas redes sociais. Além da produção de conteúdo, muitos utilizam das redes sociais para divulgar marcas e produtos, seja recebendo um patrocínio para isso ou por uma pura recomendação autêntica.
Ao analisar a população de todos de países, todos informam que são influenciados em algum grau após ser impactado por estas recomendações. Porém, no caso do Brasil, este número é ainda maior. O país é o primeiro no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para a decisão de compra online. É o que releva um estudo da plataforma de cupons CupomValido.com.br com dados da Statista e HootSuite sobre o poder dos influencers.
Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciado por uma celebridade ou influencer, uma taxa significativamente maior que outros países, como 17% no caso dos Estados Unidos.
O Brasil segue disparado na primeira colocação, onde 43% da população já realizou uma compra com base num influencer.
A China, berço do TikTok, rede social que mais cresce atualmente, está em segundo lugar, com 34%. Os chineses são os pioneiros no chamado social commerce e live commerce, onde os influencers realizam divulgações e lives nas plataformas das redes sociais para divulgações de lojas e produtos.
Em terceira posição no ranking mundial, está a Índia com 33%.
De uma maneira geral, todos os países tiveram um crescimento da recomendação da compra por influencers, com destaques Rússia, Brasil, Índia e Alemanha.
Apesar do Brasil ter uma das menores renda per capita, ao comparar com a penetração do uso de internet e das redes sociais, o país segue na liderança, na frente até de muitos países desenvolvidos.
No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, e a taxa de usuários pelo total de habitantes é de 70,3%, uma das maiores dentre todos os países do mundo. Na média, os brasileiros gastam 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, o que faz do Brasil o 3º país que mais utiliza redes sociais do mundo – somente atrás da Filipinas e Colômbia.
O Brasil também se destaca como o 2º país que mais usa o WhatsApp do mundo, o 3º país que mais utiliza o Instagram, e o 4º país do mundo que mais utiliza o Facebook.
Confira o infográfico completo abaixo – você também pode fazer download da imagem.
Fonte: Statista, CupomValido.com.br, HootSuite
Participe do principal evento de negócios do Universo Digital SAIBA MAIS | DIGITALKS EXPO
Comentários