Segunda-feira, 14 de novembro de 2016
Entre os influenciadores da internet, os youtubers se destacam em conversões. Eles trabalham com vídeo, e quando muito bem feito, para o público certo, o ROI é incrível. Neste artigo vamos dar algumas dicas de como contratar e ter boas conversões com esses youtubers.
Uma das formas mais tradicionais de aumentar a venda, como vocês sabem, é fazendo publicidade online, principalmente AdWords e Facebook Ads. Funciona, ainda mais quando se consegue otimizar para que o CPC fique com um valor bem baixo, mas ele ainda será, exclusivamente, uma comunicação de empresa para consumidor.
Quando se contrata um influenciador para falar da sua loja ou de um produto, além dele estar falando para uma audiência que ele construiu, ele está endossando uma opinião e vinculando a sua empresa. Essa diferença é o principal fator de decisão para se apostar nesse mercado.
Essa audiência enxerga de maneira completamente diferente essa relação de indicação X propaganda e, quando clica, tem uma intenção real de fazer algo ali, seja comprar, contratar ou entender melhor aquilo que o ídolo dela está recomendando.
Esse fator, quando falamos de youtubers, é ainda mais poderoso. Como o formato é vídeo, e não texto ou uma imagem, o público consegue ver a reação e a forma como está sendo mostrado o produto. Ela consegue entender se é uma simples campanha de propaganda ou se realmente aquilo é legal ao ponto dela clicar, se realmente o ídolo dela está gostando e se vale ela comprar também. Por isso, a escolha desses canais é um dos pontos mais importantes do processo.
Essa escolha pode ser um pouco penosa, até porque o Youtube é um planeta de possibilidades, o que também é um dos diferenciais dessa rede social. Nela que você consegue encontrar nicho do nicho.
Nessa sua pesquisa, não se baseie apenas pelo número de inscritos do canal, veja se o influenciador tem a ver com a sua marca, se passa alguns conceitos parecidos, se os vídeos tem boas entregas de visualizações e se possuem bastante comentários, seja bons ou ruim. Aqui aquela máxima é válida: “falem mal, mas falem”.
Pronto, encontrou os canais? Agora é hora de iniciar a negociação e isso não é uma tarefa fácil. Você vai precisar entrar em contato com eles por e-mail e explicar, de forma bem detalhada, a proposta da sua ação, com detalhes para ajudá-lo a entender a mensagem que você quer passar e aguardar uma resposta.
Com relação ao conteúdo, evite termos muito técnicos Tente passar as mensagens que você quer que ele reproduza, assista os vídeos dele para entender quais se encaixam melhor para que o “formato” dessa produção seja da forma como ele já faz nos vídeos dele, utilizando da mesma linguagem que o público já conhece. Dessa forma, a mensagem vai realmente como uma indicação e não como uma propaganda. .
Ah! Lógico que você vai pedir para tracker o link que vai na descrição, mas é muito importante entender que parte das pessoas não clicam na descrição dos vídeos, eles acessam direto o site, então,tente “amarrar” de outra forma, talvez com o tradicional cupom de desconto.
Boa sorte e aproveite enquanto ainda dá tempo de contratar youtubers de nicho. Eles não vão só aumentar as vendas na Black Friday, mas, a longo prazo, poderão melhorar muito seus resultados de SEO.
*Texto originalmente escrito para o E-commerce Brasil , empresa do mesmo grupo do Digitalks. José Abuchaem faz parte do time de colunistas do E-commerce Brasil.
Comentários