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Big Data e marketing digital: publicidade online entra em fase “madura”

Consumidores precisam reconhecer relevância da publicidade digital com base em dados

Em 1996, Edmardo Galli abriu uma das primeiras empresas de internet do Brasil. Foi responsável pela criação de alguns dos primeiros sites de marcas no país e desbravou, junto com um pequeno grupo de pioneiros, o mercado da publicidade digital, que se resumia a banners e anúncios. A tecnologia avançou muito e as ferramentas de publicidade também. Mas apesar de já terem se passado 18 anos desde os primeiros sites e banners, o marketing digital ainda não atingiu a sua “maioridade”.

Hoje, à frente da IgnitionOne, uma das maiores empresas de marketing programático do mundo, que chegou ao Brasil em 2012, Edmardo Galli vive a evolução das ferramentas digitais de publicidade de perto, diariamente, e todas as suas dificuldades. “O marketing programático é o marketing digital de hoje. O termo programático se aplica porque todas as ações com os usuários – sejam banners, email marketings, search, entre outras ferramentas – são desenvolvidas por programas especificamente para atingiremum indivíduo específico no exato momento em que ele procura por um produto ou serviço”, explica Galli.

O desafio, porém, permanece em três questões de extrema relevância para o amadurecimento que falta ao marketing digital:

  • A organização das informações que os diversos canaisdigitais são capazes de colher sobre os usuários;
  • O cruzamento dessas informações para a definição e enriquecimento de perfis de usuários;
  • As limitações impostas pelo desconhecimento dos usuários sobre regras de privacidade.

“O tão falado Big Data é a reunião de todas as informações coletadas em todos os canais digitais de todos os clientes de uma marca. Mas se esses dados não forem armazenados de forma organizada e em plataformas inteligentes, de nada servem às marcas”, explica. “A IgnitionOne oferece essa organização, o cruzamento dos dados e a ativação de campanhas de acordo com os perfis levantados de maneira rápida e segura. Mas temos que nos engajar em esclarecer aos usuários de que suas informações estão sendo armazenadas para que ele próprio se beneficie de publicidade relevante”.

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