Terça-feira, 13 de setembro de 2022
Encontrar o consumidor onde ele está sempre foi um dos grandes desafios das empresas. Nos últimos anos, os canais digitais se consolidaram como meio para essa interação. Para avaliar e mostrar como o marketing digital está crescendo nas organizações, a NTT DATA e a MIT Technology Review em espanhol divulgaram recentemente o estudo Marketing Digital na América Latina: A experiência do cliente como o centro da estratégia dos negócios.
O estudo mostrou que 70% das empresas entrevistadas aumentaram os investimentos em marketing digital em 2021 – e pretendem aumentar nos próximos anos. Atualmente, os gastos em marketing digital correspondem a 60% de todo gasto em marketing. Nos próximos cinco anos, essa fatia deve aumentar para 85%, segundo os entrevistados.
O estudo relevou também que 40% das empresas pesquisadas possuem ferramentas tecnológicas como visualização de dados, analytics e SEO, além de possuírem ativos digitais como redes sociais, site ou CRM. E 57% seguem um planejamento anual das campanhas, de um alinhamento mais geral para um mais personalizado ao longo da jornada digital do cliente.
Atualmente, 90% das empresas entrevistadas têm estratégia de marketing digital. Há três anos, esse número estava em 40%. E 44% delas conseguiram atingir os objetivos (KPIs – Key Performance Indicator) nas áreas envolvidas no negócio. Além disso, 28% afirmam ter conseguido alinhá-lo aos objetivos do negócio, otimizando e avaliando regularmente.
“Com o estudo descobrimos que o marketing orientado a dados é importante para saber o que os clientes procuram”, diz Ricardo Cury, Head de Customer & Innovation e líder de Marketing Digital da NTT DATA Brasil. “Para isso, é importante estabelecer uma estratégia com visão focada no consumidor, atingindo-o com a mensagem correta, levando em consideração suas necessidades emocionais e funcionais.”
O Instagram apareceu como rede social preferida para 87% das empresas. Em seguida, aparecem o Facebook (76%) e o LinkedIn (53%) e o YouTube (53%). O TikTok foi apontado por 18%, mas a expectativa é que apareça como terceira principal rede social na América Latina em 2022.
Entre as ferramentas mais importantes para as empresas da região estão o CRM (segundo 82% dos entrevistados), SEO (59%), ferramentas de gerenciamento de campanhas (57%) e ferramentas de escuta social (38%).
Especificamente, com relação à SEO, 59% das empresas latino-americanas utilizam ferramentas de SEO em sua estratégia de marketing digital. Quando perguntados sobre a relevância do SEO em seus negócios, 61% das empresas afirmaram que estão em um nível intermediário e outras duas mais avançadas em suas estratégias de marketing digital.
“Alcançar o cliente, para que ele adquira os produtos ou serviços, é um grande desafio para os profissionais de marketing. E se algo se aprendeu nos últimos anos, marcados mais do que nunca pelas necessidades das empresas e dos consumidores, é que é obrigatório adaptar-se, ser flexível e utilizar as ferramentas adequadas e atualizadas”, afirma Ricardo Cury.
Cury também destaca a importância do metaverso — e suas soluções de realidade virtual e aumentada — para gerar uma experiência de usuário que mistura o mundo real com o virtual. “Espera-se que este mundo de experiências virtuais se torne uma multiplicidade de interfaces para a venda de bens e serviços”, afirma o líder de Marketing Digital da NTT DATA Brasil.
Responderam ao estudo líderes de 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
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