CORONAVÍRUS
O DIGITAL A FAVOR
DAS EMPRESAS

Co-realizadores Digitalks Action

Um novo Normal Digital: andar, correr, acelerar e ligar o turbo!

(*) Por Rui Ribeiro

Nós todos já entendemos que caminhamos para uma alteração das relações sociais e empresariais. “Um novo normal” como já ouvimos por aí…

 

Mas do que se trata esse novo normal ao nível das empresas e dos seus negócios?

Trata-se sobretudo de um aumento da velocidade dos processos de negócio! Se você pensava que já estava rápido, então prepare-se para o que vem aí. Tudo será ainda mais rápido.

 

Um dos meus hobbies é analisar a evolução tecnológica através da história, uma vez que considero que antecipar o futuro tem muito a ver com o entendimento de fatores ou eventos disruptivos do passado e que podem ter aspectos similares aos do presente. Certamente essas aprendizagens podem analogamente ser aplicadas ao novo contexto e com as novas tecnologias.

 

Procurei fazer um exercício simples de análise do passado, para antecipar alguns caminhos do que vem por aí, e que descrevo de uma forma muito simples nos três pontos seguintes:

 

Anos 80 – a massificação do computador pessoal transformou a forma como as empresas interagiam com a tecnologia. Deixaram os modelos centralizados de computação e decisão, para passarem a ter modelos descentralizados e com capacidade de decisão local. Começamos “a andar”!

 

Anos 90 – a massificação da Internet criou modelos de negócio totalmente online. A informação passou a estar à distância de um clique. Pudemos passar muito rapidamente a fazer compras através do mundo digital. Os processos deixaram de assumir exclusivamente o mundo físico. Começamos “a correr”!

 

2007 – apareceram novos conceitos de mobilidade, induzidos pela criação do iPhone e do sistema operativo Android. Tudo passou a estar também disponível à distância de “um dedo”. Começamos “a andar de carro e a usar o pé no acelerador”!

 

Em 2020, a pandemia de Covid-19 fez com que as empresas instaladas em escritórios físicos mudassem para escritórios virtuais, em casa de cada um dos seus colaboradores. As empresas foram empurradas para isso, mas passaram a entender que o mundo digital funcionava e tinha potencial de crescimento. E, agora todo o mundo passou a entender que, mesmo tendo sido à força, os seus processos se tornaram mais ágeis e eficientes através da implementação de transformações digitais. Tal implica que o nosso carro passe a ter “mais potência”. 

 

Algumas empresas entenderam mesmo que, se mudarem alguns dos seus processos de negócio, podem passar a ter um “turbo nos seus motores” e, assim, distanciarem-se bastante da concorrência, ganhando vantagens competitivas claras.

 

Tal como numa corrida de automóveis, no mercado empresarial iremos passar a ter os profissionais e os amadores. Aqueles que ficaram a correr ou a entrar no carro e aqueles que puseram o capacete, calçaram as luvas e ligaram o turbo. De que lado você quer estar?

 

Prepare-se, pois vamos andar muito mais rápido. Seja profissional e crie desde logo um Plano Estratégico Digital que alinhe negócio, tecnologia e pessoas. Em segundo lugar, crie uma equipe que lidere a sua implementação, tal como uma equipe de “competição” automóvel procura garantir que o seu motor não pare no meio da corrida. Em terceiro lugar, saiba definir uma arquitetura tecnológica capaz de ser modular e escalável, de forma a garantir que está a utilizar os materiais adequados à pressão e desgaste o seu automóvel vai sofrer na corrida.

 

Se pensava que a pandemia de Covid-19 foi um caso de saúde pública das pessoas, acredite que é também um caso de saúde digital das empresas. Só tem de entender que esta é uma fase inicial, pois em breve poderemos estar voando!

 

Se pensava que estava caminhando muito rápido na sua empresa, então equipe-se bem, pois vai andar mesmo muito mais rápido!

 

 

 

Conteúdo publicado originalmente no Digitalks Portugal 

(*) Rui Ribeiro é diretor-geral da IPTelecom.

OFERECIMENTO

PATROCINADORES MASTER

PATROCINADORES PREMIUM

STARTUP PREMIUM

STARTUP

Produção da Transmissão Ao Vivo

Plataforma para eventos online, híbridos e presenciais

Produtora Oficial

APOIO