7 maneiras de se preparar para as grandes mudanças que estão chegando
São Francisco e São Paulo podem não se parecer à primeira vista. No entanto, elas compartilham muitas semelhanças entre si, e, também enfrentarão as mesmas complexidades em um mundo pós-covid.
São Paulo é única entre as grandes cidades do mundo em dois aspectos. Como uma região metropolitana, representa cerca de 10% de toda a população do país e também é responsável por cerca de 33% da economia brasileira. São Francisco, com apenas 4,7 milhões de pessoas, é pequena em comparação a São Paulo. Apesar disso, é atualmente a capital mundial da tecnologia e engloba grande parte das empresas, mão de obra e investimentos no setor.
Enquanto escrevo isso, a Forbes relatou recentemente que o Twitter, uma das empresas mais importantes de São Francisco, permitirá que os funcionários trabalhem em casa, mesmo depois que a situação da covid-19 for resolvida. O Facebook e o Google continuam seus planos de trabalho remoto até 2021 assim como outras empresas que também anunciaram planos de home office estendidos ou permanentes. De acordo com uma pesquisa recente do LinkedIn Workforce Confidence Index, até 75% das pessoas em setores digitais acreditam que trabalho remoto e eficiência andam juntos.
Isso vai mudar fundamentalmente a dinâmica de São Francisco e São Paulo, que hoje enfrentam problemas como trânsito congestionado e alto custo de vida. Com as novas opções de trabalhar de casa, mais pessoas optam por um local com maior qualidade de vida – e a um custo menor também. E, nesse caso, por que não morar em um local mais atraente? Prevejo que dentro de 5 a 7 anos, a participação da população de São Paulo diminuirá pelo menos abaixo de 8% e a participação no PIB abaixo de 25%.
Sabemos que a maioria das empresas orientadas por informações em São Paulo está trabalhando remotamente no momento. E embora as leis, assim como a cultura da cidade, nunca tenham favorecido o home-office como em outros países, as coisas provavelmente mudarão, assim como estão mudando em São Francisco. O que tudo isso significa para você, como executivo, gerente ou profissional de tecnologia? Como navegar em nosso novo mundo home-office?
(*) Rodrigo Vaca é Managing Director da Zoho no Brasil