CORONAVÍRUS
O DIGITAL A FAVOR
DAS EMPRESAS

Co-realizadores Digitalks Action

Google Drive e Microsoft Teams são as ferramentas mais populares de home office da economia digital

O DMEXCO realizou mais uma pesquisa de tendências com profissionais do Marketing. O levantamento contou com respostas de tomadores de decisão da Alemanha e de outros países ao redor do mundo. 

 

Assim como a primeira que demonstrou como a pandemia do coronavírus acelera a Transformação Digital e fortalece a economia digital, o Digitalks traz com exclusividade para o público brasileiro a mais recente pesquisa dos colegas alemães sobre as ferramentas mais populares no home office. Confira a seguir como profissionais do mundo estão reagindo à crise. 

Pesquisa de tendências DMEXCO

A pandemia de coronavírus está forçando quase toda a indústria digital a ficar em casa. Reuniões e alinhamentos presenciais não são mais possíveis. As ferramentas de colaboração, vídeo e bate-papo já foram amplamente usadas antes, mas agora são essenciais. A recente pesquisa de tendências do DMEXCO com mais de 800 tomadores de decisão digital mostra quais aplicativos são mais populares entre os profissionais de marketing alemães e internacionais.

 

O coronavírus e as orientações de isolamento social fizeram com que a maioria do setor digital trabalhasse de casa (nacional: 78%, internacional: 94%). As reuniões da equipe geralmente acontecem por meio de videochamadas no escritório em casa e perguntas rápidas são feitas por chat. Devido às estruturas de trabalho inovadoras e interconectadas da economia digital, as ferramentas para colaboração entre locais já estavam disseminadas antes da pandemia de corona (nacional: 72%, internacional: 78%). Agora esses aplicativos estão em uso contínuo. As ferramentas geralmente combinam várias funções. As três mais importantes para o escritório em casa foram testadas na atual pesquisa de tendências do DMEXCO: gerenciamento de texto e arquivos, vídeo e bate-papo.

 

 

O Google Drive é a ferramenta de colaboração mais popular entre toda a comunidade DMEXCO para editar e armazenar documentos em vários locais. Cerca de dois terços (68%) dos entrevistados internacionais usam o serviço de hospedagem de arquivos do Google para colaboração dentro da empresa (41% nacionalmente). O software de gerenciamento de projetos Jira também é usado com frequência, seguido por Confluence e Trello.

Videochamadas: Teams, Zoom e Skype dominam

As chamadas de vídeo também são comuns no escritório em casa. É aqui que as preferências das comunidades de língua alemã e internacional diferem mais: 45% dos participantes da Alemanha usam o Microsoft Teams para esse fim, 41% usam o Skype, que também faz parte da Microsoft. O Zoom é o mais popular ferramenta de vídeo na área internacional (53%). O Hangout do Google é usado com menos frequência na região de língua alemã (20%), mas é frequentemente usado internacionalmente (43%).

A função de bate-papo do Google Hangout, por outro lado, é menos comum (nacional: 12%, internacional: 22%). As três principais ferramentas de bate-papo da comunidade DMEXCO são Microsoft Teams, Slack e Skype. Embora internacionalmente o Slack (48%) seja o aplicativo mais popular, nas terras alemãs, o Teams (40%) está à frente, como já é o caso das ferramentas de vídeo. Como o Windows ainda é o sistema operacional mais dominante nesse país, a Microsoft também parece se beneficiar das ferramentas de colaboração baseadas na nuvem.

E como toda a indústria digital assume que o home office será aceito por significativamente mais empresas, mesmo após a crise (nacional: 85%, internacional: 78%), o aumento do uso de ferramentas de colaboração deve continuar no futuro.

 

Milko Malev, diretor de Comunicações e Mídia do DMEXCO, resumiu: “Nossa atual pesquisa de tendências mostra que a economia digital já estava usando ferramentas digitais para colaboração antes da pandemia de coronavírus. A crise agora está mudando as quotas de mercado e criando oportunidades para novos participantes. Como o trabalho remoto continuará a desempenhar um papel mais importante no futuro, as ferramentas de colaboração vencem a crise e estão se tornando padrão na comunicação e colaboração digitais – mesmo em setores que não as usavam no passado. A crescente importância dessas ferramentas já era aparente na DMEXCO em 2019 ”.

Sobre a pesquisa:

A pesquisa de tendências DMEXCO não representativa foi conduzida pelo DMEXCO como uma pesquisa online em março de 2020. Foram avaliadas respostas de 527 participantes nacionais e 305 internacionais da comunidade DMEXCO. Esse grupo é composto por visitantes, expositores, palestrantes e jornalistas.

 

 

Conteúdo publicado originalmente no DMEXCO

OFERECIMENTO

PATROCINADORES MASTER

PATROCINADORES PREMIUM

STARTUP PREMIUM

STARTUP

Produção da Transmissão Ao Vivo

Plataforma para eventos online, híbridos e presenciais

Produtora Oficial

APOIO