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[DMEXCO 2018] Publicidade com responsabilidade

Conhecer a fundo o seu cliente e usar os dados de maneira inteligente contribuem para criação de campanhas de publicidade mais responsáveis e eficientes

 

*Por Bianca Borges e Flávio Horta

 

imagem. Notebook aberto e desenho de 3 pessoas sentadas em cima do teclado e uma de pé. 3 pessoas em cima da tela do computador. Fundo da imagem azul. Ao redor da tela, no fundo da imagem, imagens de balão de fala, nuvem e tela de computador.

Com a Lei de Proteção de Dados em vigor na Europa, as empresas e marcas têm a necessidade de serem mais transparente com seus clientes. As organizações podem e devem fazer uso das tecnologias, mas, ao mesmo tempo, precisam tomar medidas para agir de forma mais consciente e responsável em muitos aspectos da digitalização. Esse foi o assunto discutido por Adrian Farina, Vice Presidente Senior da área de Marketing da Visa e por Philipp Schindler, SVP e Chief Business Officer do Google durante a DMEXCO 2018.

 

Como tornar eficaz a comunicação da sua marca e ser transparente com seu cliente?

Definir a melhor maneira de se comunicar com o consumidor é a premissa para atingir esse objetivo e, para isso, é preciso prestar atenção ao comportamento do seu cliente.

“As pessoas usam o digital como nunca, mas continuam andando em grupos, enchem os shows de música, bares, teatros. Precisamos entender como as pessoas realmente se sentem na nova economia. Nós que estamos trabalhando na transformação digital, temos a responsabilidade disso. Nós não temos o poder, quem o tem são as pessoas”, afirmou Farina.

Ainda sobre o comportamento do consumidor, é importante lembrar que o consumo de conteúdo e publicidade está cada vez mais diversificado e tentar se adequar aos novos hábitos da sociedade. Como evidenciou SVP e Chief Business Officer do Google em sua palestra: “As pessoas estão e ainda vão usar muito seus devices de formas diferentes: voz, videos, imagens, recomendações, etc”.

Para Flávio Horta, CEO do Digitalks, que esteve presente no DMEXCO 2018 como correspondente internacional, observar a maneira como as pessoas vão se conectar também é essencial para otimizar a comunicação das marcas e empresas.

“A conexão vai passar a estar nas coisas. O tempo que ficamos pendurados no smartphone tende a diminuir, até porque isso vai fazer mal para nós. As interações digitais vão ser no nosso dia a dia com os aparelhos que esbarramos no cotidiano e as empresas precisam estar preparadas para isso”.

 

Parcerias são bem-vindas

Além de compreender o consumidor em todas as suas nuances, a ajuda de parceiros adequados também é bem-vinda para superar o desafio de tornar a comunicação mais eficiente e, ao mesmo tempo, ser mais transparente com o cliente.

Precisamos como nunca de ajuda. Precisamos dos parceiros certos nas diversas áreas de tecnologia e de publicidade para conseguir entregar as campanhas com consistência, baseada em dados, preparadas para o consumidor”, salientou o SVP da Visa.

As empresas precisam ter em mente que a publicidade tradicional não vai mais funcionar como disse Schindler. “Se você quiser fazer a sua empresa crescer no mundo digital, você terá que dividir receita com os players, veículos, ferramentas“.

 

E onde ficam os dados nessa história toda?

Para Philipp Schindler, SVP e Chief Business Officer do Google, a medida que as pessoas souberem o que é feito com seus dados, elas não se importarão mais em ceder essas informações para as empresas.

“O Marketing baseado em dados é bom se for bom para todos. O Google está preocupado em coletar dados sim, mas são os dados que vão ser usados a favor das próprias pessoas”.

De acordo com Farina, SVP da Visa, desde sempre, as organizações estão acostumadas a trabalhar com dados e agora precisam aprender a utilizar essas informações de forma inteligente.

A coleta de dados precisa gerar benefícios tanto para as empresas como para os consumidores. Ao invés de publicidade invasiva e pouco eficaz, as organizações devem utilizar os insights da análise de dados para desenvolver soluções mais eficientes para seus clientes.

“Temos que entregar benefícios, protegendo os consumidores ao invés de usar dados de forma errada para tirar a privacidade ou agredi-los de alguma forma”, finalizou o SVP Marketing da Visa.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

 

*Flávio Horta é empresário, publicitário e especialista em marketing digital, CEO / Founder do Digitalks – principal gerador de conhecimento e negócios na área digital – e Diretor de Eventos e Integração Nacional da ABRADi. Foi diretor de negócios na Media Factory, tem experiência no mercado de internet desde 1999, com passagens pelo BOL e UOL, além de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002.

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