Terça-feira, 04 de outubro de 2016
Os famosos “carrinhos abandonados” causam uma tremenda dor de cabeça aos empresários de e-commerce. Os números justificam isso. Segundo o levantamento do instituto de pesquisa Baymard o índice de abandono de carrinho em lojas virtuais chega aos 68% – ou seja, menos de 1/3 dos clientes efetivamente terminam sua compra. Além disso, o site Business Insider estimou que, em 2014, cerca de US$ 4 trilhões foram abandonados em carrinhos nas compras realizadas pela internet em todo o mundo.
A baixa proatividade do varejista na hora de resolver esse tipo de problema traz sérias consequências para o negócio: baixa rentabilidade, diminuição das taxas de conversão e, pior, queda nas margens de lucro. Na outra ponta, o custo para a manutenção do e-commerce encarece e fica difícil investir na melhora do serviço para atrair uma nova clientela, alimentando, assim, um ciclo vicioso que ameaça a estabilidade do negócio.
Confira cinco dicas de Gustavo Chapchap, gerente Comercial da JET e-business, para diagnosticar, planejar e tratar o quanto antes esse problema:
Só é possível resolver um problema quando se entende as razões do mesmo. Acompanhe atentamente a taxa de carrinhos abandonados. O seu painel deve indicar – e alertar os responsáveis. O problema pode estar no frete, pode estar no preço ou mesmo no processo burocrático que o consumidor tem que enfrentar na hora de efetivar a compra. Faça a devida análise dos dados, estude o histórico de compra dos seus clientes e faça a comparação entre eles para identificar o que causou a desistência.
Personalize a sua base e automatize seu sistema de maneira que para cada carrinho abandonado o cliente receba um e-mail lembrando que a compra não foi finalizada e/ou ofertas especiais para o seu caso.
Se as taxas de abandono estão altas, vale repassar os princípios básicos de usabilidade e experiência de compra para garantir que esse processo funcione melhor e que a razão do abandono seja de ordem subjetiva.
Existem diversas formas de recuperar o cliente, além do e-mail marketing. Ações pós-clique identificam a saída da página e oferecem avisos personalizados, que podem ser muito eficientes quando bem utilizados. Além disso, as ferramentas comportamentais disponíveis ajudam a oferecer outros produtos para o seu visitante, garantindo a conversão.
Para cada solução, tenha processos bem desenhados, com fluxos de navegação, análise de resultados e responsáveis bem identificados. A eficiência de cada processo pode ser medida pelas taxas de recuperação de carrinhos abandonados – já que este é o nosso assunto aqui.
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