Quinta-feira, 11 de agosto de 2016
Na quarta-feira, dia 10/08, teve início o maior evento de marketing digital do Brasil, o Expo Fórum de Marketing Digital 2016, na Fecomercio São Paulo, organizado pelo Digitalks. O evento foi dividido em 5 palcos, incluindo o Congresso Internacional e mais seminários temáticos e workshops.
Entre os principais temas abordados estavam as tendências do marketing digital, content e inbound marketing e o comportamento do consumidor no meio digital.
Flávio Horta, diretor e fundador do Digitalks, abriu o evento ressaltando a importância do Fórum, que tem como objetivo fomentar o mercado de marketing digital, trazendo conteúdo de qualidade e ajudando na capacitação dos profissionais, com o intuito final de conectar as pessoas e gerar mais negócios para o setor.
“É bacana ver o mercado digital se desenvolvendo. Quando o Digitalks começou, 7 anos atrás, a nossa intenção era mostrar para as pessoas a importância do marketing digital. Agora, que nós já conseguimos isso, estamos divulgando para o público técnicas e tendências da área”, afirma Flavio.
Logo em seguida a Giorgia Berardi, gerente de marketing da América Latina da IBM, discorreu sobre a computação cognitiva, identificando padrões de marketing no comportamento humano e destacando o Watson como uma ferramenta importante e facilitadora.
“A maior aposta é usar o sistema cognitivo para analisar grandes montantes de dados e te fornecer boas soluções de marketing”, afirmou a gerente.
Durante o congresso foram apresentados alguns painéis de debate, entre eles se destacou o painel comandado por Ira Silberstein com o tema Sobrevivendo aos Ad-blockers que apresentou alternativas para gerar resultados em uma época em que ninguém quer ver anúncios.
O tema Merging UX e inbound marketing também foi abordado no fast track feito por Austin Knight , UX Designer, Speaker and Author da Hubspot, que trouxe a questão da importância do design aliada ao marketing digital para gerar boas experiências para o usuário e torna-lo um cliente. Austin ainda comentou que, além da agilidade no carregamento do site, é preciso articular bem a disposição das informações na web. O usuário precisa achar o que procura no menor tempo possível, caso contrário ele vai buscar o conteúdo em outro veículo.
Seguindo essa ideia de proporcionar as melhores experiências possíveis ao consumidor, Carlos Giust, Sócio da PWC explicou que o maior desafio, já não é apenas entreter o cliente para que ele compre determinado produto ou serviço, o foco agora é estabelecer e manter um bom relacionamento com o consumidor, por meio de um atendimento cada vez mais personalizado e individualizado. É essencial entender o que torna a empresa importante e única para o cliente, bem como elaborar uma estratégia para fazer parte da vida do seu comprador.
“É preciso estar on life e não apenas online”, ressalta Carlos.
A respeito das mudanças que o marketing vem sofrendo também obteve destaque a palestra de Rodrigo Demetrio, Ceo do PromovaWEB sobre Data-driven e Automação em Marketing que consiste na união de tecnologias e processos com o objetivo de aumentar a eficiência do marketing de vendas.
Outro assunto que ganhou um painel de debate foi o lançamento do “Código de Conduta para Agentes Digitais em Campanhas Eleitorais”, pela ABRADI. Especialistas da área forneceram dicas de como alcançar o sucesso nesse tipo de campanha e citaram os principais erros cometidos ambiente digital.
O Expo Digitalks também contou com a participação de Barbara Miklasevicius, gerente de marketing da Marisa, que destacou a importância do conteúdo em vídeo para engajar a audiência e gerar negócios, além da questão do influencer marketing.
“Por um tempo as pessoas achavam arriscado trabalhar com os influenciadores, mas o mercado mudou tanto que as empresas mudaram o jeito de olhar para esses influenciadores”
Bárbara ainda ressaltou que, para propagar a sua identidade, a empresa deve produzir conteúdo próprio e não utilizar apenas os influenciadores.
No final do dia ganhou a atenção da plateia o fast track da Sony Music, que abordou as estratégias digitais na indústria fonográfica apresentando cases como: a criação do tinder para o Henrique Iglesias, o filtro do Snapchat da Lady Gaga e outras ações de inserções de marca dentro de videoclipes de artistas
O primeiro dia do evento terminou com o Talk Show “Quem é o consumidor brasileiro”, comandado pela consultora de marketing, Martha Gabriel, que entrevistou o presidente da Locomotiva, Renato Meirelles.
No talk show foi debatida a questão da modificação do perfil do consumidor e da reestruturação das estratégias de marketing para acompanhar essas mudanças, muitas delas influenciadas pela utilização da internet que provocou o empoderamento de opinião e poder do consumidor.
“A internet ocasionou o processo do empoderamento financeiro, antes, se você estava passando por uma crise, você vendia o carro. Hoje, você vira motorista do Uber!”, comentou Renato.
Os participantes do evento também tiveram acesso ao Business Room, área de exposição e negócios com as empresas mantenedoras do Digitalks, que oferecem serviços inovadores para o setor.
Além disso, os empresários puderam contar com uma consultoria especializada em soluções de marketing digital para as suas empresas.
O segundo dia de evento segue com as consultorias, além das palestras e debates já programados.
* Mariana Anselmo é formada em Jornalismo pela UFES. Atualmente é editora da Revista E-commerce Brasil e gestora de conteúdo do grupo iMasters. Já passou pela assessoria de impressa, TV e eventos, mas se encontrou na redação.
* Bianca Borges é jornalista pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou na Investe São Paulo com assessoria de imprensa e, hoje, atua na equipe de Conteúdo do Digitalks.
Comentários