Quinta-feira, 23 de junho de 2016
No mês de maio, o varejo eletrônico andou na contramão do varejo físico e apresentou alta na arrecadação, segundo o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas no setor.
Em maio, as vendas no e-commerce subiram 3,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O valor puxou a média dos últimos três meses para cima, indicando ligeira melhora com crescimento de 2,3% sobre 2015.
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Os setores de farmácia, móveis e vestuário superaram o crescimento médio do canal de distribuição, enquanto artigos eletrônicos e hobbies & livraria ficaram abaixo do crescimento do canal.
“O ambiente econômico permanece desafiador, com o aumento do desemprego e fraco crescimento dos salários. Além disso, em maio, a confiança do consumidor caiu 2,7% em relação ao mês anterior. Tudo isso indica dificuldades persistentes para as vendas no varejo nos próximos meses”, destacou Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.
As informações são relevantes para empresários, executivos de empresas (CMOs) e profissionais do ramo de marketing digital pois apontam os gastos que os consumidores estão priorizando em momentos de instabilidade econômica, o que pode indicar alguns caminhos a seguir e apontar mudanças na estratégia de marketing, se for o caso.
Já no varejo físico, o desempenho das vendas se manteve negativo, com as vendas totais (excluindo automóveis e materiais de construção) recuando 4,4% em maio, em relação ao mesmo período do ano passado.
Dia das Mães – Embora a data seja considerada a segunda mais importante no calendário varejista durante o ano, as vendas caíram 7,1% na semana, em comparação ao mesmo período de 2015. “Móveis e eletrodomésticos apresentaram uma queda acentuada de 14,8% durante a semana de semana o Dia das Mães em relação ao mesmo período do ano passado“, pontuou Rao.
Lançado no Brasil no começo de 2013 pela MasterCard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.
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