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Congresso de Vendas 2016 trouxe mentoring e dicas práticas para varejistas de e-commerce

Cobertura e texto por Gabriela Manzini, Alice Pinha Wakai e Eduardo Mustafá

 

Bom conteúdo e muita lição de casa. Foi com esse pensamento que o Congresso de Vendas 2016, realizado pelo E-commerce Brasil, se encerrou ontem, as 18h. O evento durou dois dias, 9 e 10 de março, e trouxe diversos especialistas para falar sobre os mais variados temas envolvendo o mercado de negócios online, desde precificação de produto, logística e programa de afiliados, até performance de negócio, engajamento com o consumidor, mensuração de resultados e internacionalização comercial.

No primeiro dia, a parte da manhã foi dedicada ao mentoring para varejistas, que pode ser feito com Fabio Pereira, diretor de e-commerce da Sephora, ou com Sergio Herz, presidente da Livraria Cultura. Já o período vespertino foi tomado de muita troca de experiências, dicas e orientações dadas via workshops.

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Ariel Alexandre, da Reminds, ministra workshop sobre campanhas no Facebook.

Foram quatro workshops para o participante escolher: “Google Analytics: o que pode ser melhorado na configuração e no funil de vendas”, com o especialista de plataforma do Google, Guilherme Paes; “Merchandising digital no e-commerce – como fazer a curadoria de conteúdo dos seus produtos”, com o supervisor de Merchandising digital e User Experience da Leroy Merlin Brasil, Tiago Rosa; “Frete e Parcelamento: eles também fazem parte da formação do preço de venda”, como CEO da Precifica, Ricardo Ramos, e o diretor da Marabraz, Nader Fares; e “Facebook: Ads e performance”, com o CEO e co-fundador da Reminds, Ariel Alexandre.

No segundo dia do congresso, os participantes puderam contar com uma boa dose de inspiração e fazer negócios. Os workshops também permearam a quinta-feira, mas dividiram espaço com a feira e as palestras de renomadas empresas e profissionais do ramo.

Os temas do workshop se dividiram entre métricas e indicadores para eficiência do e-commerce (CRO da eNExt, Dante Lima); mapeamento de interação com o público e oportunidades de venda (consultor especialista de marketing da Salesforce, Regina Garrido); desenvolvimento de afiliados (country manager da Zanox, Rodrigo Genoveze); e Design Thinking para a jornada da experiência do consumidor (professor do Insper, Érico Fileno).

Os estandes de empresas mantenedoras do E-commerce Brasil e apoiadores do evento proporcionaram o networking que todos esperavam, gerando leads qualificados e negócios fechados. No fim do dia, o espaço recebeu um Happy Hour oferecido pelo 961 Beer.

 

Palestras e debates

As palestras trouxeram o tom do segundo dia de evento. Abertas ao público, nomes como Leo Longo, Head de Marketing de E-commerce da Ambev, Patricia Amaro, diretora Latam de e-commerce da Unilever, e Glauco Desiderio, diretor de RI e Novos Negócios da Netshoes, foram destaque no palco na parte da manhã.

Leo Longo falou de sua experiência com inovação dentro da Ambev e explicou que, para inovar, não adianta te ideias bacanas, é importante ter o foco no consumidor e criar algo de útil para ele. “Piloto para ganhar Cannes não é na nossa empresa que fica. O mais importante é entender o seu consumidor. Não é inovar por inovar”, discursou.

A palestra de Patricia Amaro foi destaque por trazer cases reais e bastante interessantes de marketing digital, no qual a Unilever mostrou como, em tempos de crise, é válido trocar os meios tradicionais de mídia e fazer ações digitais que integram as experiências on e off-line. Veja uma parte desses cases apresentados AQUI.

O painel matutino abordou o tema do marketplace. Mediado por Mariano Gomide, da VTEX, Mauro Bentes e Tiziano Pravato contaram um pouco da sua experiência e estratégias na Multilase Industrial e Multi-Ar, respectivamente. Um dos assuntos mais comentados foi a opção de ser mais agressivo com o Buy Button e automatizar esse processo. “A gente trabalha estratégia junto do Marketplace. Existem alguns paradigmas que precisam ser quebrados. Temos pensado em investir em volume no buy button, ganhar em frete, mas avaliamos tudo”, disse Pravato. A ideia foi de encontro com o que Bentes falou, explicando que nem tudo deve ser automatizado: “para a gente, é muito importante estar bem avaliado.”

Para encerrar a manhã, Glauco Desiderio contou um pouco da experiência da Netshoes ao adentrar o mercado latino-americano e ensinou como e quando internacionalizar o seu negócio. “Não crescemos internacionalmente baseado em conceitos e livros de marketing. A única coisa que sabíamos é que a internacionalização permitia que a gente crescesse mais.

Glauco Desiderio, da Netshoes, dá dicas para varejistas.
Glauco Desiderio, da Netshoes, dá dicas para varejistas.

Já na parte da tarde, a ligeira melhora no cenário econômico, os desafios tributários em relação às novas regulamentações do recolhimento do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços), a cultura do aprendizado e o comportamento de consumo foram os temas discutidos em palco.

Carolina Rocha, Industry Analyst Manager do Google, mostrou uma perspectiva positiva para o cenário econômico do Brasil. O país já começou a retomada da produção industrial, apresentando ligeira melhora nos índices de desemprego e apresentação de incentivos do governo através dos pacotes de crédito.

Segundo dados apontados por Carolina, 41% dos consumidores estão mais conscientes de seus gastos, enquanto 28% afirmam que estão poupando ou investindo parte de seu dinheiro. “O brasileiro se adapta rapidamente ao cenário econômico, no geral, as pessoas compram menos, mas consomem mais itens que são usados dentro de casa. Ao invés de parcelarem em muitas vezes preferem o pagamento à vista, por exemplo”, aponta Carolina.

Além da crise econômica, as novas regulamentações do ICMS também foram destaque na tarde do dia 10. Leonardo Palhares, líder do comitê jurídico da Câmara e-net mediou o painel “ICMS – O que mudou e como ter produtividade nas vendas”, que contou com a presença do gerente corporativo tributário do Magazine Luiza, José Aparecido dos Santos e Ferdinando Brito, Diretor Financeiro E-Cadeiras. Desde o último dia 01 de Janeiro, vigora a regra de recolhimento do ICMS do Convênio 93, no qual, o varejista precisa recolher a diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna do estado de destino, medida que causou diversos impactos no e-commerce.

Para José Aparecido, a principal dificuldade está sendo a padronização das legislações estaduais, a reavaliação das estratégias operacionais, logísticas e fiscais, além das reavaliações dos impactos no custo e margens de lucro. “É importante que os empreendedores estejam atentos ao acúmulo de créditos também que pode causar sérios prejuízos aos caixas”, aponta José Aparecido.

Ferdinando Brito, apontou os prós e contras entre abrir as 27 inscrições estaduais e gerar as GNREs (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais). Para ele, o novo processo de recolhimento já está gerando aumentos de custos, principalmente para as empresas do Simples, de pelo menos 2%. “O maior desafio é preciso integrar as equipes do e-commerce para reduzir custos e acompanhar a legislação dos 27 estados”, disse Brito.

Na sequência, Luiz Pimentel, do Walmart.com falou sobre a importância da cultura do aprendizado e destacou a redução da variabilidade de processos e a metodologia de trabalho como aspectos cruciais para o sucesso de um empreendimento. “Entenda quantas cabeças existem na sua empresa. Gerencie suas diretrizes, planeje, priorize e identifique as causas dos problemas”, aconselhou Pimentel.

Por fim, a palestra exclusiva e inédita “Ativação e Engajamento – O consumidor só vira cliente após a segunda compra”, do professor de Comportamento e Consumo do E-Commerce Brasil, Alexandre Bessa, encerrou o dia.

O Digitalks fez uma cobertura ao vivo dos principais pontos de algumas palestras via Twitter, Snapchat, Facebook e Instagram – que você pode rever AQUI. A cobertura e dicas completas das principais palestras e workshops você confere ao longo da próxima semana, aqui no portal.

 

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