Terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Nesta semana, o blog da Hubspot Brasil publicou dicas com boas práticas para utilizar a sua capa do Facebook para melhor fazer Social Marketing para a sua marca.
“Se você estiver usando o Facebook para gerar leads, fechar sua próxima venda ou criar uma comunidade de clientes, é muito importante saber como otimizá-la”, explica o canal.
Confira abaixo oito práticas recomendadas para fotos de capa eficazes no Facebook.
1) Obedeça às diretrizes de foto de capa do Facebook
Parece bobagem, mas obedecer às diretrizes do Facebook é crucial para a existência da sua foto de capa, para começar. Eu sugiro que você leia as diretrizes completas para a sua página, mas existem algumas informações importantes sobre o assunto:
Se você for pego violando os termos acima, o Facebook pode adotar medidas contra a sua página. E, embora não diga exatamente o que vai acontecer se você violar essas diretrizes, não será muito inteligente ver a sua página removida devido a uma infração com a foto de capa.
2) Confira se o tamanho da sua foto de capa do Facebook está correto: 851 pixels de largura x 315 pixels de altura
Você não vai gastar todo esse tempo criando o design de uma foto de capa para depois ela ficar estranha quando você fizer o upload. Se você fizer o upload de uma foto menor que essa, o Facebook vai esticá-la para caber no espaço, desde que ela tenha pelo menos 399 pixels de largura e 150 pixels de altura. Se você quiser uma maneira descomplicada de conferir se sua foto de capa está no tamanho certo, baixe aqui nosso modelo pré-dimensionado de fotos de capa do Facebook.
3) Não respeite a regra de 20% de texto, mas tente manter-se visual
Há alguns anos, o Facebook removeu toda e qualquer referência à regra de 20% de texto nas fotos de capa. Mas isso não quer dizer que você pode abusar do uso de texto na foto. A regra anterior dizia que apenas 20% da foto da capa podia ser texto. Pessoalmente, achamos isso muito restritivo para os profissionais de marketing, mas a intenção era boa. Se você vai usar texto na sua foto de capa, seja conciso. Sua foto será muito mais informativa e engajadora.
4) Não oculte conteúdo por trás da sua foto de perfil.
Apesar de você ter um espaço de 851 por 315 pixels para criar a foto de capa, isso não quer dizer que todo ele está disponível para sua criação. Devido à forma como as fotos de perfil são usadas na sua página do Facebook, uma parte da sua foto de capa não vai aparecer, a menos que você clique nela.
Por isso, preste atenção para não esconder, sem querer, algo importante nesse espaço. Entretanto, você pode usar esse espaço oculto a seu favor, talvez até escondendo algo de propósito. Mas, em geral, manter esse espaço vazio é a melhor coisa a fazer.
5) Alinhe os objetos à direita na sua foto de capa
Como sua foto de perfil está à esquerda, você precisa equilibrar o design da foto de capa do Facebook. Para isso, coloque o foco da imagem à direita.
Veja um exemplo: não fica mais harmônico distribuir as informações dessa forma, visualmente falando?
Aqui, os elementos maiores de design (a foto de perfil, o texto e a cerveja) estão distribuídos uniformemente.
O equilíbrio não é apenas um elemento crucial do design, mas também permite que as fotos de capa funcionem bem nos dispositivos móveis. Por isso, tanto do ponto de vista do design quanto da otimização, é melhor alinhar os elementos visuais à direita.
6) Integre o design da foto de capa com outras partes da sua página do Facebook
Se você realmente quiser ser criativo, tente integrar o design dela com outras partes da sua página do Facebook. Você pode transformar sua foto de perfil e a foto de capa em uma grande tela, ou usar alguns elementos de design para chamar atenção de funcionalidades diferentes da sua página do Facebook. Abaixo estão algumas ideias de integração da foto de capa.
Combine sua foto de perfil com a foto de capa:
Nota: como a exibição das fotos de capa é diferente em dispositivos móveis e computadores, você vai precisar escolher um formato para a criação da combinação de foto de perfil e de capa. As fotos de capa chamam mais atenção nos computadores, por isso sugiro que você priorize esse layout no design da combinação das suas fotos de perfil e de capa.
Chame atenção para os botões à direita:
Ao colocar todo o texto importante à direita da foto de capa, a marca não apenas consegue uma boa estética, mas também chama atenção para as principais chamadas para ação da página: Curtir, Seguir e Mensagem.
Use pistas direcionais para levar as pessoas a converter:
Há alguns meses, o Facebook introduziu um botão de chamada para ação para páginas, que pode ser encontrado sobre a foto de capa, à esquerda do botão Curtir no computador (nos dispositivos móveis, no menu superior, abaixo do número de curtidas). Por que não usar sua foto de capa para chamar a atenção para a chamada para ação?
7) Inclua um link abreviado na descrição da sua foto de capa que esteja alinhado com a chamada para ação da sua página
Se você vai usar sua foto de capa para apoiar a chamada para ação da sua página, não deixe de incluir uma chamada para ação em texto e um link para a mesma oferta na descrição da foto de capa. Dessa forma, sempre que as pessoas virem sua foto de capa diretamente, poderão acessar o link para download.
E para realmente otimizar seus links, abrevie-os para que você possa controlar os cliques neles. Os recursos de abreviação e rastreamento estão disponíveis no software HubSpot e em ferramentas como o bitly.
8) Fixe um post relacionado logo abaixo da sua foto de capa do Facebook
Você já fixou um post na linha do tempo da sua página do Facebook? Basicamente, quando você faz isso, destaca um post comum do Facebook na parte superior da sua linha do tempo por sete dias.
Se você estiver alinhando a chamada para ação da sua página do Facebook, o design da sua foto de capa e a descrição dela, deverá postar algo sobre o mesmo assunto diretamente na sua página e fixar esse post na parte superior da linha do tempo. Assim, você está realizando uma chamada para ação muito clara para as pessoas que chegam à sua página (embora em diferentes locais), o que pode ajudar nas conversões.
>> Baixe AQUI o modelo de foto de capa do Hubspot pré-dimensionado para você otimizar a sua cover
>> Veja o post na íntegra do Hubspot Brasil AQUI
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