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A era da socialização e a dinâmica do conteúdo por Tiago Leifert

Ontem aconteceu o Social Media Insights, evento da IAB que aconteceu no Instituto Tomie Ohtake e abordou as principais tendências do setor de marketing digital e mídias sociais, com a participação de Diretores, Gerentes e especialistas das principais Agências e empresas do Brasil e do mundo.

Como destaque do evento, a Julia Gutnilk, gerente de marketing da Globo, trouxe uma palestra para falar sobre a era da socialização e contar sobre as novas dinâmicas de conteúdo no mundo digital e em particular da emissora Globo, que a cada dia se adequa as novas formas de conversar com o público.

Julia inicia o papo pontuando que hoje, mais do que nunca, o “conhecimento é moeda de troca” e todo mundo quer saber e estar conectado com tudo.

Hoje, o veículo de massa (jornal, rádio e principalmente a TV) possui a responsabilidade de pautar conteúdo. Por isso é preciso ficar sempre atento ao que os telespectadores querem ver. Hoje a via mudou e as pessoas que dizem aquilo que querem ver e saber.

“Antes era prime time, o veículo fazia um único conteúdo, agora é my time, é preciso agradar o telespectador com o conteúdo que ele quer ver, no horário que ele pode receber esse conteúdo”.

Para complementar o papo, Julia trouxe o Tiago Leifert, jornalista e apresentador da Rede Globo, para falar um pouco sobre suas experiências na emissora e como ele lida com as transformações de comportamentos na forma de consumir o conteúdo.

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Tiago começou sua fala colocando que os hábitos de consumo de conteúdo mudaram bastante, principalmente a partir de 2009, onde teve o bum do Twitter e das redes sociais. A partir daí era preciso começar a pensar em algo diferente, para não perder audiência. Ninguém mais queria assistir o programa de esportes da forma que ele era apresentado.

“Quando eu peguei o Globo Esporte eu senti que precisávamos mudar as pautas e pensar em conteúdo compartilhado”, citou Tiago.

A pergunta principal que ele fazia, antes de pensar ou aprovar qualquer pauta era: esse conteúdo é compartilhavel? Essa pergunta vem somada com outras indagações: que história estamos contando com esta pauta? Assim ficava mais fácil conseguir “abrir a cabeça” para pensar numa outra perspectiva do conteúdo para ser apresentado.

Um exemplo disso foi o vídeo com um compilado de dublagens do Dubsmash, com frases de narradores, apresentadores e pessoas do futebol e que foi apresentado no final do programa e gerou uma super repercussão positiva e um grande alcance orgânico nas mídias sociais, após a exibição. Esse vídeo foi colocado logo que o apresentador identificou que o aplicativo estava no auge de uso.

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E você, usa as mídias sociais à favor da sua empresa? Você aproveita as oportunidades que  a mídia social traz de ficar mais próximo dos pensamentos e vontades dos seus consumidores?

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