Quinta-feira, 16 de abril de 2015
Considerado como alternativa à falta de espaço no cenário literário tradicional e estimulado pelo avanço da tecnologia digital, o mercado de autopublicação web se destaca no País. Acompanhando o desenvolvimento do mercado, a PerSe, plataforma digital de autopublicação e comercialização de livros impressos e eBooks, apresenta aumento na quantidade de livros publicados e comercializados. Com mais de três mil títulos lançados em 2014, o portal registrou crescimento de 70% no volume de vendas.
De acordo com um relatório publicado pela Bowker, cerca de meio milhão de títulos foram publicados de maneira independente nos Estados Unidos, representando crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Os resultados positivos refletiram no Brasil e o segmento vem se destacando como alternativa para autores que não têm investimento para viabilizar a circulação de suas obras literárias. “Mais interessante do que os modelos tradicionais, a plataforma web permite que o autor faça sozinho a publicação do seu livro. O objetivo principal do site é auxiliar autores independentes a publicar suas obras direto pela Internet e gratuitamente, sendo produzidas sob demanda, à medida que são vendidos – um a um; assim não há estoque e o autor não faz nenhum investimento na impressão de livros” afirma Antonio Hércules Jr, sócio e diretor geral da PerSe.
Levando em consideração os resultados conquistados no mercado internacional e no Brasil, a empresa espera um avanço significativo para este ano. Em 2014, as receitas de venda de livros e eBooks da PerSe tiveram um crescimento de 55%. “Projetamos para 2015 um crescimento na mesma ordem de grandeza”, diz Hércules Jr. Ao longo do ano passado foram vendidos mais de 20 mil exemplares de livros impressos e 880 cópias digitais. Dentre as categorias com maior número de obras publicadas, Literatura Nacional aparece em primeiro lugar com 23,5%, seguida de Poesia com 14,7%. São Paulo é o estado com a maior quantidade de autores na plataforma, em seguida estão Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Considerando que os mercados mais desenvolvidos começam a dar sinais de estagnação e até de retração na venda de eBooks, no Brasil, acreditamos que haverão crescimentos importantes, com percentuais de mais de 30% ao ano nos próximos dois anos, pois ainda estamos muito no início desta fase”, explica Hércules Jr.
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