Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
A troca de informações é essencial para o desenvolvimento de todas as áreas nos mais diversos campos de atuação. Por se tratar de um negócio em expansão, as agências que oferecem soluções digitais esbarram em alguns modelos de gestão. Pensando nisso, a pesquisadora Danila Dourado, doutoranda em Comunicação Digital pela Universidad Carlos III de Madrid, traz uma ideia desafiadora como tema central da sua tese: “Os modelos de negócio das agências digitais criativas.”
O Digitalks embarca junto em parceria, aposta na pesquisa!
Qual a proposta?
Realizar um estudo com as agências do Brasil, país líder em investimento em publicidade digital na América do Sul, segundo a pesquisa Worldwide Ad Spending Forecast: Emerging Markets, Mobile Provide Opportunities for Growth, realizada pela Emarketer em 2013, para, posteriormente, aplicar o mesmo questionário na Espanha, que ocupa o quinto lugar na União Europeia, e nos Estados Unidos, líder mundial em investimento digital. A análise comparativa entre intercontinental, abarcando dois países que estão no topo do mercado e um que está menos desenvolvido, vai verificar se há um padrão mundial/regional, ou até mesmo definir se não existe a necessidade de uma padronização, já que a forma de criar valor de cada agência é distinta.
Para quem é gestor ou empresário do ramo, esse tipo de pesquisa auxiliará não só na definição de processos internos, de modelo de gestão de contas e de serviços prestados, mas também na organização de equipe, para que haja otimização do trabalho, oxigenando a empresa.
O estudo traz uma metodologia exploratória, para se aprofundar em um tema pouco discutido, mas muito relevante para o mercado de comunicação digital. Os dados serão coletados por meio de um questionário baseado na metodologia Business Model Generation, que tem nove blocos de construção visualizados em um canvas. O foco da pesquisa são as agências que oferecem serviços digitais, sejam elas exclusivamente digitais ou não.
O objetivo é estruturar um modelo que possa ser utilizado para aplicar melhorias em agências que já estão no mercado, ou ainda que seja usado como guia para a chegada de novos players. O público-alvo das respostas do questionário são presidentes, CEOs, diretores de agências e gestores em geral; um perfil bem específico, já que preciso de algumas informações estratégicas a que só a alta gestão tem acesso.
Quem é a Danila Dourado?
Professora da pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital do IESB. Publicitária, mestre e doutoranda em Comunicação Digital pela Universidad Carlos III de Madrid (2010); MBA em gestão estratégica pela USP (2014); Especialista em Design Editorial pelo Istituto Europeo di Design (2008). Em sua experiência profissional, já encontrou soluções criativas para clientes como Sebrae Nacional, Correios, Iguatemi Brasília, Ministério da Saúde e Cartões BRB.
Clique aqui e responda a pesquisa e me ajude a desbravar o desconhecido.
Todo o resultado será apresentado, em primeira mão aqui em nosso portal. Responda a pesquisa e aguarde ansiosamente que, em breve, publicaremos o resultado 🙂
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