Quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Ligações para celulares representam 80% do valor das contas telefônicas corporativas. Para reduzir as despesas com telefonia, a Telein desenvolveu uma plataforma que identifica a prestadora do número de destino – seja ele fixo, celular ou rádio – e redireciona a chamada para a linha com menor tarifa.
Esse serviço ganha importância porque permite o aproveitamento de descontos e planos de ligações intraoperadoras (on-net). O software funciona de forma integrada à central telefônica da empresa, reduzindo em até os 90% custos com chamadas.
O Consulta Operadora – como é chamado – é cobrado proporcionalmente à utilização do cliente. São oferecidas gratuitamente 300 consultas para teste, e depois são comercializados pacotes a partir de R$ 25.
Caso a empresa não possua linhas celulares acopladas à central telefônica, a Telein oferece um dispositivo que comporta de 4 a 100 troncos GSM.
Também pode ser adquirido o acesso aos bancos de dados de números portados (BDO) e prefixos padrão (CADUP), com telefones do Brasil inteiro e atualização diária. Os principais consumidores desse serviço são desenvolvedores de sistemas de telefonia. O armazenamento é feito na nuvem ou, se o cliente desejar, em um servidor físico.
O foco da Telein são call-centers e empresas com grande volume de ligações. São quase 2.000 clientes em todo o país e a meta é chegar a 10.000 até o fim do ano. “O programa já garantiu economia de mais de R$ 1 bilhão de reais em contas telefônicas corporativas”, afirma Eduardo Samico, porta-voz da startup, que contou com incubação do ITEP (Instituto de Tecnologia de Pernambuco). Como consequência da inovação e redução de gastos propostos, a Telein foi uma das finalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) em 2013 e foi selecionada para o Espaço de Inovação da feira Futurecom 2014.
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