Quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
A cor é um aspecto fundamental da vida. Ela conecta pessoas, ideias e coisas. Na publicidade não poderia ser diferente, a cor é produto de inúmeras decisões importantes. Desde qual delas aplicar em determinado tipo de letra ou nas palavras que dão vida a uma cena, até os pixels individuais na tela. Ela é simplesmente algo que nenhuma mensagem ou anúncio pode desconsiderar.
Pensando nisso, a VidMob, plataforma líder de Inteligência Criativa, realizou um estudo para analisar o desempenho das cores de mais de 5 milhões de anúncios em vídeo do Facebook e Instagram ao longo de um ano. Foram analisadas as taxas de visualização de 3 segundos (VTR), a de cliques (CTR) e a de compra, de anúncios veiculados no feed e em Stories no Facebook e Instagram, de marcas e empresas do segmento de cuidados pessoais e beleza.
“Quando criamos um anúncio é preciso estar atento a cada mínimo detalhe, quem é o público que queremos impactar, de que forma o usuário consome conteúdo, em que plataforma, horário etc. E, a escolha da cor é parte essencial para o sucesso da peça publicitária, já que ela vai ajudar a contar a história de forma que os espectadores interpretem a campanha de forma assertiva”, comenta Miguel Caeiro, Head Latam da VidMob.
Ao longo do estudo, a VidMob mediu o uso de cor de cada anúncio de acordo com quatro atributos visuais: vibração, temperatura, cor e contraste de cor do texto, e como eles se relacionam com o desempenho da campanha. Uma das principais descobertas foi que, embora a temperatura da cor não tenha gerado nenhuma alteração perceptível nas taxas gerais de visualização de 3 segundos, uma análise mais detalhada dos dados revelou que o desempenho das campanhas de beleza que apresentavam anúncios com paletas de cores mais frias era 60% melhor.
Já as campanhas de cuidados pessoais viram o oposto, com anúncios mais quentes levando a um aumento de 40% no desempenho em comparação com campanhas que usaram criativos em tons frios. “Outro ponto importante que foi observado é que dependendo de onde o anúncio for postado – Feed e Stories -, o contraste de cores pode levar a um aumento significativo do desempenho da campanha dentro do mesmo setor. Um exemplo disso é que as publicações sobre cuidados pessoais com maior contraste foram 63% melhores nas taxas de visualização da campanha em comparação com anúncios com menor contraste”, explica Caeiro.
Em relação a vibração, ou seja, quão colorida é uma imagem com base em seu brilho, saturação e consistência, foi possível notar que a alta vibração das cores aumentou as taxas de conversão da campanha em ambas as categorias, um aumento de 38% em relação à baixa vibração. Quando observado o texto, o copy do anúncio que se destacou apenas moderadamente do plano de fundo do anúncio (contraste de cor do texto) levou a um aumento de 40% nas taxas de engajamento da campanha em ambas as categorias, em comparação com campanhas que usaram textos de alto contraste.
“Ao combinar os poderes da análise humana e do aprendizado de máquina, podemos entender mais sobre como a cor tende a influenciar o comportamento do consumidor e o que isso significa para a conexão entre eles e as marcas. E, ainda que esses insights sejam bastante poderosos e ofereçam um norte no que é possível fazer quando falamos em cores nos anúncios, é fundamental que cada empresa entenda o que faz mais sentido para o seu modelo de negócio”, finaliza Miguel.
Comentários