quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
Influência, comunicação e dados são temas do relatório de tendências produzido pelo grupo de pesquisa InfluCom (Comunicação, Influência e Visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais), da Faculdade Cásper Líbero, liderado e organizado pela Profa. Dra. Carolina Terra.
O report 10 tendências de comunicação, influência e dados (InfluCom) é fruto do exercício de pesquisa e debate do grupo, durante os encontros mensais realizado ao longo de 2021, e está dividido em três grandes blocos: influência, conteúdos e apostas e dados.
“Nosso intuito ao produzir o material foi mapear tendências nas áreas de comunicação, influência e dados; fazer uma curadoria de informações e conteúdos por meio de olhares teóricos e práticos e servir como base para estudos e pesquisas futuras.” Carolina Terra, organizadora do material e líder do grupo
Cada temática ficou sob a responsabilidade de um ou mais pesquisadores que, por meio de pesquisas autorais e dados de mercado, realizaram a construção dos seus textos.
No primeiro bloco, a discussão gira sobre as possibilidades de influência digital; o público interno como oportunidade de influência; as lideranças e suas exposições no ambiente das mídias digitais; terminando com um exercício sobre o futuro de um assunto que há tempos domina interesses do mercado e da academia: o que será dos influenciadores digitais.
O segundo bloco traz inovações na área de produção de conteúdo, como o que faz com que seja engajador; o fenômeno da TikTokização; a ascensão dos podcasts corporativos; e como o Metaverso impacta na área de comunicação e relações públicas.
No último bloco, os dados vêm à tona e o debate gira em torno da vida guiada por eles, alfabetização e letramento digitais e, por fim, a questão da privacidade envolvendo todo esse contexto.
O InfluCom disponibilizou o report gratuitamente. Clique aqui para baixar o relatório de 10 tendências de comunicação, influência e dados (InfluCom).
Comentários