Indicadores de Mercado

InfluCom: Influência, inovação nos conteúdos e dados são as apostas para 2022

O report 10 tendências de comunicação, influência e dados (InfluCom) é resultado de pesquisas realizadas ao longo de 2021

 

Influência, comunicação e dados são temas do relatório de tendências produzido pelo grupo de pesquisa InfluCom (Comunicação, Influência e Visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais), da Faculdade Cásper Líbero, liderado e organizado pela Profa. Dra. Carolina Terra.

O report 10 tendências de comunicação, influência e dados (InfluCom) é fruto do exercício de pesquisa e debate do grupo, durante os encontros mensais realizado ao longo de 2021, e está dividido em três grandes blocos: influência, conteúdos e apostas e dados.

“Nosso intuito ao produzir o material foi mapear tendências nas áreas de comunicação, influência e dados; fazer uma curadoria de informações e conteúdos por meio de olhares teóricos e práticos e servir como base para estudos e pesquisas futuras.” Carolina Terra, organizadora do material e líder do grupo

Cada temática ficou sob a responsabilidade de um ou mais pesquisadores que, por meio de pesquisas autorais e dados de mercado, realizaram a construção dos seus textos.

No primeiro bloco, a discussão gira sobre as possibilidades de influência digital; o público interno como oportunidade de influência; as lideranças e suas exposições no ambiente das mídias digitais; terminando com um exercício sobre o futuro de um assunto que há tempos domina interesses do mercado e da academia: o que será dos influenciadores digitais.

 

Influência

  • Ecossistema da influência digital (Carolina Terra)
  • Funcionários influenciadores digitais (Lidiane Faria)
  • Lideranças influenciadoras digitais (Ricardo Nóbrega e Érica Aragão)
  • Futuro dos influenciadores digitais (José Rodinei Fernandes)

 

O segundo bloco traz inovações na área de produção de conteúdo, como o que faz com que seja engajador; o fenômeno da TikTokização; a ascensão dos podcasts corporativos; e como o Metaverso impacta na área de comunicação e relações públicas.

 

Conteúdos e apostas 

  • Conteúdos engajadores (Adriano Batista Rodrigues)
  • Tiktokização (Pedro Arthur Nogueira)
  • Branded podcasts (Eric de Carvalho e Guilherme A. S. de Moraes)
  • Metaverso (Otávio Francesconi)

 

No último bloco, os dados vêm à tona e o debate gira em torno da vida guiada por eles, alfabetização e letramento digitais e, por fim, a questão da privacidade envolvendo todo esse contexto.

 

Dados

  • Vida data-driven (Margareth Boarini)
  • Privacidade e dados (Eduardo Paschoa)

 

O InfluCom disponibilizou o report gratuitamente. Clique aqui para baixar o relatório de 10 tendências de comunicação, influência e dados (InfluCom).

Indicadores Relacionados

Comentários

PUBLICIDADE