Indicadores de Mercado

Especialista prevê que em 2017 consumo será consciente

Consumir produtos de pequenas empresas e viver experiências são prioridades em tempos de crise

 

Em meio à recessão econômica no Brasil, os hábitos dos brasileiros mudaram na hora de escolher um produto. As empresas que se atentarem as essas mudanças são as que vão conseguir se manter no mercado, além de  retomar o crescimento que foi perdido em 2016,essas são as percepções de estudos realizados pela Trend | 247 na área de comportamento do consumidor.

A busca por produtos mais baratos é normal, principalmente em tempos de crise, mas os consumidores passaram a procurar não apenas por consumo material, mas também por experiências.

A preocupação com o consumidor tem sido colocada em primeiro lugar, pois a nova era do varejo coloca o cliente como o centro de todo o planejamento de demanda.  As vontades, sensações e realizações que os clientes gostariam de ter, será o foco das empresas.

Para Daniela Zanardo, CEO da Trend | 247, empresa focada em comportamento e tendências do consumidor, os principais traços de consumo dos clientes em 2017 serão baseados em adquirir experiências e em ter produtos cada vez mais personalizados.

“As novas dinâmicas dentro das relações sociais criaram uma curiosa realidade: as pessoas têm estado tão conectadas que a sensação de tédio irá surgir; e com isso a busca for uma fuga dessa realidade. Estaremos mais abertos a testar um novo esporte, viajar para um destino improvável, ter contato com uma nova cultura, se propor a se desconectar e mergulhar em algo real”, avalia Daniela.

 

A executiva também analisa que o “boom” do fast-fashion e os grandes centros comerciais serão substituídos por pequenas marcas, que oferecem menos produtos, mas são itens direcionados para que sejam pessoais.  “Cada vez mais o planejamento de produto será extremamente personalizado. Impulsionados principalmente pelo aumento das lojas colaborativas e e-shops que abrem espaço para pequenas marcas e serviços menores”, explica.

Indicadores Relacionados

Comentários

PUBLICIDADE