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Quais são as oportunidades que aparecem no Mercado Digital em tempos de Covid-19?

(*) Por Mirko Mayeroff

Sem tráfego e vendas no mercado, migrar para o digital virou “a” oportunidade. Mas, qual o lado interessante que surgiu? Quais são as oportunidades que aparecem no Mercado Digital em tempos de Covid-19?

 

Essa zona emergencial acabou fazendo com que a tecnologia e o digital fossem percebidos como aliados na luta pela sobrevivência de profissionais liberais, pequenos e grandes negócios e serviços em geral. Temos recebido muitas consultas, questionamentos emergenciais de alguns amigos, parceiros e clientes desesperados por dicas, informações e direcionamento digital. Por este motivo, resolvemos ajudar!

 

Gostaríamos que o momento fosse bem diferente, com tempo para planejar, construir estratégia e desenvolver aquilo que sempre acreditamos ser o melhor caminho. Mas a hora é de seguir adiante, com agilidade, parcerias e muita união. Para isso, tentamos ser claros e objetivos, trabalhando de forma integrada e promovendo sempre apoio a todo nosso time e aos envolvidos. Acabamos ampliando nosso leque de competências, já que tivemos que direcionar nosso olhar para novas habilidades, ferramentas e conexões.

 

Pensando em uma indicação de curso gratuito, que pode ajudar a aumentar o acesso ao mundo digital, lembramos do nosso parceiro, a Impacta. Com isso, surgem nossas dicas:

Primeira dica:

Quebre barreiras, aprenda algo novo, pergunte, veja tutoriais e aproveite todo dia para aprender algo novo que possa ajudá-lo a reformular seu caminho. As oportunidades que aparecem no Mercado Digital em tempos de Covid-19 são imensas! Não tenha medo, preguiça ou preconceito, é o momento de ampliar seus horizontes.

 

Dentre toda a ajuda que temos prestado, identificamos dois perfis distintos: o profissional liberal e o autônomo, e os donos de pequenos e médios negócios. Vamos às dicas básicas para essa galera:

Profissional liberal e Autônomo

Para quem tem restaurante ou bar, o Goomer é uma ótima opção! Na plataforma você consegue trabalhar o cadastro grátis de seu cardápio e passar a trabalhar o delivery de forma rápida e direta. Outra iniciativa bacana é a do site de Londrina, o Carrinho Cheio, que permite cadastrar 5 produtos de forma gratuita e faz toda a parte de veiculação e venda desses produtos.

Pequenos e médios negócios

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, ela possibilita que empresas e organizações gerenciem a sua presença on-line no Google, inclusive na Pesquisa e no Maps. Ao verificar e editar as informações comerciais, você ajuda os clientes a encontrarem sua empresa. Já o Nerdmonster é uma plataforma que faz seu negócio ser reconhecido e divulgado em todos os sites, apps, mapas e diretórios mais importantes, tornando você, seu escritório ou loja a grande referência em atendimento de sua região.

O que são marketplaces e facilitadores?

Aprofundando a questão, falando para aqueles que querem ir além do básico, nossas recomendações passam pelos marketplaces e facilitadores de mercado digital. Entre os facilitadores, o Olist acaba funcionando como uma loja de departamentos dentro dos marketplaces, e é um grande descomplicador para qualquer lojista, online ou offline, que deseja vender nos principais marketplaces do Brasil ou busca alternativas para aumentar as vendas. Outro grande facilitador e incentivador de empreendedorismo é a MarketUP, uma plataforma completa e gratuita para empresas que querem ser destaque no mercado digital, permitindo administrar de forma eficiente seu negócio, trazendo organização, controle e tempo. Tudo por meio criação de loja virtual, controle de estoque, vendas e financeiro e PDV.

 

Já os marketplaces funcionam como uma plataforma mediada por uma empresa, onde fornecedores, principalmente online, se inscrevem para vender seus produtos pagando comissão. Os marketplaces podem ser generalistas, de nicho ou de serviços. Abaixo, conheça algumas deles: 

Generalistas:

Mercado Livre  

OLX

Buscapé

Nichos:

GetNinjas: Contratação de serviços

We do Logos: Web Design

Boobam: Designers de móveis

Airbnb: Aluguel

oHub: Consultoria, negócios e serviços

Singu: Delivery de serviços de beleza e bem estar

DogHero: Hospedagem e passeio de pets

Webmotors: Venda de automóveis

PenseTroque: Troca de veículos

O que são programas de Afiliados?

O Hotmart é uma alternativa para venda de infoprodutos (conteúdo). A plataforma é um programa de afiliados, usado para vender cursos e conteúdo em geral, a ideia aqui é vender o “como fazer”, tutoriais para pintar cabelo, fazer unhas, cuidar da pele, emagrecer. Enfim, produção e venda de conteúdo explicando e ensinando como se faz alguma coisa.


As dicas acima podem ser implementadas sempre trabalhando a venda por comissionamento, percentual da venda ou CPA – custo por aquisição. E nesse sentido, ações relacionadas a programas de afiliação para produtos físicos são absurdamente válidas, pois são mais uma forma de aumentar sua força de vendas no mundo virtual. Alguns dos principais programas de afiliação, entre vários existente, são a Lomadee, Afilio e Awin.

Aprofundando um pouco mais desse sistema de afiliação, ele possibilita que pessoas comuns ganhem comissões em decorrência da venda de algum produto de uma empresa qualquer. Ou seja, você se afilia a um determinado produto ou empresa e começa a divulgá-lo, se conseguir alguma venda, você consegue sua comissão. Ganha quem vende e ganha quem anuncia o produto. Mais uma oportunidade para fazer “grana” nesse mercado digital

Quer saber mais?

As oportunidades que aparecem no Mercado Digital em tempos de Covid-19 são imensas se pararmos para analisar todo o cenário ao qual somos inseridos, principalmente, como sociedade. Cada um dos pontos abordados aqui fazem parte das estratégias que elaboramos para os nossos clientes e parceiros e debatemos alguns pontos em uma entrevista para Juliana Munaro, repórter da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, acesse a entrevista para ter acesso ao bate papo completo.

O conteúdo foi publicado originalmente na Ziriga.

Mirko Mayeroff

(*) Mirko Mayeroff é sócio fundador da Agência Zíriga e está à frente dos processos de integração de tecnologia, mídia e marketing.

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