Nas últimas eleições, o Digital se mostrou decisivo nas campanhas brasileiras e vem tomando um espaço cada vez mais importante na comunicação política em todo o mundo, num processo que tem deixado mais perguntas do que respostas. O poder do digital nas últimas eleições.
Qual a abrangência dos canais digitais nas eleições?
Os meios de comunicação tradicionais perderam eficiência?
O que motiva o eleitor a votar?
Qual o impacto das “fake news” no processo eleitoral?
A campanha é permanente?
Para debater esse tema, o Digitalks convocou um time de profissionais da área de comunicação e marketing político, juristas, além de veículos de comunicação, políticos e instituições de formação política, todos com grande experiência em processos eleitorais para ajudar a entender esse momento, apontando novos caminhos.
Data: 17 de dezembro
Horário: 8h às 18h
Público Alvo: Profissionais que participaram de campanhas eleitorais, assessores políticos, profissionais de comunicação, marketing, publicidade, agências, representantes de veículos de mídia, e profissionais que desejam se aprofundar em marketing politico.
As inscrições para o evento estão encerradas. Para mais informações envie um e-mail para forum@digitalks.com.br
Especialista em Marketing Politico Digital | Diretor de Digital Advertising campanha Geraldo Alckmin
Especialista em Storytelling
Especialista em Marketing Político e Pesquisas eleitorais
Especialista em Marketing Político – diversas campanhas
Diretora
Gerente de Opinião e Colunista
Consultora política – diversas campanhas
Especialista em campanhas eleitorais | Consultor sênior da campanha Meirelles
Especialista em Direito Eleitoral – Campanha Bolsonaro
Consultor de Marketing Político | Coordenador Campanha Romeu Zema – MG
Consultor Político – diversas campanhas
Cientista Política e Diretora Executiva da RAPS
Especialista em Marketing Político Digital
Diretor Comercial Digital
Cientista e Consultor Politico – Diversas Campanhas Presidenciais
Coordenador do OMPG na Universidade Mackenzie | Presidente POLITICOM
Cronograma
GIL CASTTILHO: Consultora Política com mais de 25 anos de experiência, especialista em estratégias de comunicação política. Tem trabalhado em campanhas eleitorais e comunicação de governos, projeto de apoio à Democracia e formação de partidos políticos no Brasil, América Latina e África, onde coordenou três campanhas presidenciais. É diretora da Tupy Company, Ex-presidente da ALACOP – Asociación Latinoamericana de Consultores Políticos, membro fundadora do CAMP – Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político e editora do MarketingPolitico.com, ganhador de um Victory Award em 2012. Em 2016 recebeu um Napolitan Award, em Washington, como uma das 12 mulheres mais influentes da Comunicação Política na América Latina.
MARCELO WEISS: Profissional de marketing, comunicação e propaganda, com especialização em comunicação interativa, atuando no atendimento estratégico e planejamento a clientes da iniciativa pública e privada.
Professora e coordenadora da pós graduação (lato sensu) em Direito Eleitoral da Faculdade de Direito Público de SP – IDP|SP. Professora convidada da especialização em Direito Eleitoral da Escola Paulista de Direito (2013), da Escola Nacional de Advocacia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – ENA-OAB (2016), da Faculdade de Direito Largo São Francisco – USP (2016-2017), entre outras. Foi assessora jurídica de gabinete de Conselheiro no Tribunal de Contas do Município.
Especialista em Comunicação Política pela George Washington University e Política Latino-Americana pela USP. Graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP. Analista político da RecordTV. Foi Chefe de Gabinete do Ministério da Cultura. Atuou na Câmara dos Deputados, Prefeitura de São Paulo e na Comissão Européia. Foi observador internacional eleitoral da ONU. Fundador do Clube Associativo do Marketing Político. É sócio da Travessia Estratégia e da Real Time Big Data.
CILA SCHULMAN: Coordenadora de comunicação e estratégia de campanhas eleitorais desde 1988, trabalha com planejamento em comunicação, administração de crise, marketing político e público, e em estratégia para mobilização de causas. Assessora governadores e prefeitos durante suas gestões no desenvolvimento da comunicação de políticas públicas, com experiências em estados como Amazonas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Maranhão e Distrito Federal. Cursou a “Graduate School of Political Management” da “George Washington University”, em Washington DC. Na área pública , foi Secretária de Comunicação Social do Estado do Paraná e Secretária Municipal de Comunicação da Prefeitura de Curitiba. Professora convidada dos cursos de formação política e observadora de processos eleitorais da OEA – Organização dos Estados Americanos.
GUILLERMO RAFFO: Começou a sua trajetória há 18 anos na Argentina e depois se radicou no Brasil onde se transformou em um reconhecido consultor. Aqui você poderá encontrar vários dos seus trabalhos realizados para alguns dos principais partidos políticos e lideranças no Brasil, Argentina, Chile e Bolívia. Campanhas presidenciais, estaduais e municipais. Trabalhos de comunicação eleitoral, partidária e institucional, considerados inovações na comunicação política. Você também pode acompanhar o nosso blog. Ali, Guillermo divide suas experiências nos bastidores das eleições.
LEANDRO GRÔPPO: Baiano de Salvador, é especialista em Comunicação e Marketing Político, com aperfeiçoamento pela The Graduate School of Political Management (George Washington University), pós-graduado em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública, mestre pela UnB e mestrado em comunicação e sociedade pela UFU. Foi assessor na Presidência da República, participa há mais de 20 anos nos níveis estratégicos de campanhas eleitorais e planejamento de mandatos. Fundador e diretor para a região Sudeste do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP).
ARNALDO AZEVEDO: Formado pela ESPM, com especialização na FGV e Hyper Island. Mais de 13 anos anos no mercardo de marketing digital, com passagens pela McCann Erickson e Ogilvy (onde foi o primeiro profissional de Social Media da agência em 2008). No maketing político digital há quase 10 anos, foi sócio de uma das primeiras agencias especializdas do mercado, onde planejou e gerenciou diversas campanhas pelo Brasil. Foi Diretor de Digital Advertising na campanha presidencial de Geraldo Alckmin, responsável pelo planejamento e gestão de toda mídia online. É Head de Digital e Inovação da Benjamim Comunicação que tem entre seus clientes o MDB.
MORIAEL PAIVA: Publicitário com 20 anos de experiência no mercado de comunicação digital. Pioneiro no uso de mídias digitais no segmento político, já coordenou diversas campanhas presidenciais, como a do José Serra em 2010, de governo, como a do Fernando Pimentel em 2014, e para prefeito, como a do Gilberto Kassab em 2008. Em todas elas, as estratégias digitais foram destaque. É coautor do primeiro livro publicado sobre o Twitter no Brasil e palestrante frequente em eventos como Campus Party Brasil e TEDx. Atualmente é vice-presidente de Digital do IDEIA Big Data.
[almoço livre]
MÔNICA SODRÉ: Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciência Política e Graduada em Ciências Sociais – com ênfase em Ciência Política, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora de pós-graduação em Ciência Política, colunista mensal do blog Legis-Ativo do Estadão, professora de ciência política em iniciativas livres de educação política da Oficina Municipal e da Fundação Konrad Adenauer. É atual Diretora Executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS.
ROBERTO GONDO: Doutor em Comunicação Social e Propaganda Política, com Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Conferencista, pesquisador e docente na área de Comunicação Política, Governamental e Eleitoral. Coordenador do Observatório de Marketing Político e Governamental – OMPG, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também atua como pesquisador e docente do Centro de Comunicação e Letras. Preside a Sociedade de Pesquisa em Comunicação Política – POLITICOM desde 2011. Atua como vice-coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicación Política y Medios, da Asociación Latinoamericana de Comunicación – ALAIC. Consultor na área de Inteligência Competitiva e Estratégica, Place Branding e Smart Business.
PAULO DE TARSO DA CUNHA SANTOS: Publicitário, com formação em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), atuou como redator em grandes agências onde conquistou importantes prêmios em festivais como Cannes, Nova York, Londres, Clio Awards, Fiap, CCSP, Prêmio Nacional Profissionais do Ano, entre outros. Iniciou sua carreira como profissional de comunicação política coordenando a campanha de Franco Montoro ao Governo do Estado de São Paulo em 1982, quando, com seu trabalho, tornou a Lei Falcão obsoleta. Desde então, participou de todas as eleições majoritárias atuando como coordenador, criador e consultor estratégico em dezenas de campanhas vitoriosas em todo o país e no exterior. Em 1989, foi coordenador da “Rede Povo de Televisão” e criador da expressão “Lula Lá”, nas primeiras eleições diretas à presidência do Brasil pós-ditadura. Em 1994, foi coordenador da campanha de Lula à presidência. Entre 1998 a 2002, foi assessor pessoal de comunicação do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso. A partir de 2003, como sócio fundador da agência Matisse Propaganda, atuou por sete anos no planejamento e na criação da comunicação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, participou como planejador e criador na primeira campanha presidencial de Marina Silva, quando a candidata atingiu 19.6% dos votos.
Tarso Estratégia
Consultora Política com mais de 25 anos de experiência, especialista em estratégias de comunicação política. Tem trabalhado em campanhas eleitorais e comunicação de governos, projeto de apoio à Democracia e formação de partidos políticos no Brasil, América Latina e África, onde coordenou três campanhas presidenciais. É diretora da Tupy Company, Ex-presidente da ALACOP – Asociación Latinoamericana de Consultores Políticos, membro fundadora do CAMP – Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político e editora do MarketingPolitico.com, ganhador de um Victory Award em 2012. Em 2016 recebeu um Napolitan Award, em Washington, como uma das 12 mulheres mais influentes da Comunicação Política na América Latina.
Co-fundador da StoryTalks – consultoria de narrativa e expressão, além de ser professor da Harvard Business Review, FIAP e UniCEUB. Graduado em administração pública e pós-graduado em administração de empresas, em ambos os casos pela EAESP-FGV, Bruno tem mais de 10 anos de experiência em planejamento de comunicação e criação de histórias, com passagens por grandes agências on e off-line e atendendo clientes como: AmBev, Nokia, Nestlé, Caixa, Ministério da Saúde e Hypermarcas. Traduziu e comentou o livro Storytelling: Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança, editado pela HSM.
PAULO ARRUDA: Diretor Comercial Digital na Kantar IBOPE Media e Presidente do Comitê de Veículos do IAB Brasil, além de ministrar aulas de marketing digital na pós-graduação da FAAP e no IAB. Com passagens por O Estado de São Paulo, IgnitionOne, Harren Media e Yahoo!, o executivo é parte ativa da evolução e consolidação do digital no mercado brasileiro de mídia.
CRISTINA TARDÁGUILA: Fundadora e diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila nasceu em Belo Horizonte e cresceu no Rio de Janeiro. É graduada e pós-graduada em Jornalismo (pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, na Espanha, respectivamente). Possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas-RJ e, desde novembro de 2015, dirige a Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil. Em seu currículo como repórter e editora, acumula passagens pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, além da revista piauí. Cristina é ainda autora dos livros “A arte do descaso”, que conta a história do principal roubo de arte do Brasil, e “Você foi Enganado”, sobre as mentiras dos últimos presidentes do país – ambos editados pela Intrínseca. Apresentou dois TEDx sobre notícias falsas e foi duas vezes finalista no “Prêmio Comunique-se”, na categoria jornalista empreendedor.
DOMINGOS FRAGA: Carioca, 59 anos. Formado em jornalismo e direito. Começou a trabalhar ainda na faculdade aos 19 anos. Trabalhou no Rio em jornais como Última Hora , Jornal do Comércio e O Globo Estou em SP desde 89. Já foi redator-chefe da IstoÉ e chefe de redação da RecordTV. Criou e foi o primeiro diretor de redação da revista Quem. Fui professor da faculdade Cásper líbero de 2006 a 2003. Desde setembro do ano passado assina a Coluna do Fraga no Portal R7.
PAULO ARRUDA: Diretor Comercial Digital na Kantar IBOPE Media e Presidente do Comitê de Veículos do IAB Brasil, além de ministrar aulas de marketing digital na pós-graduação da FAAP e no IAB. Com passagens por O Estado de São Paulo, IgnitionOne, Harren Media e Yahoo!, o executivo é parte ativa da evolução e consolidação do digital no mercado brasileiro de mídia.
Portal R7
Digitalks: Rua Oscar Freire, 2379 – Pinheiros – São Paulo – SP – CEP: 05409-012
Dúvidas e/ou sugestões: forum@digitalks.com.br | (11) 3159-1458
Credenciamento de Imprensa: alessandra@siegelpress.com.br