Apesar de ser notícia na China desde o ano passado, o novo coronavírus atingiu boa parte das empresas de surpresa. Os negócios que não se atentaram para a Transformação Digital e mantinham operações dependentes do trabalho presencial tiveram que tomar medidas repentinas.
O que não foi o caso do Opinion Box, empresa responsável por pesquisa de mercado e CX. De acordo com o CEO, Christian Reed, o DNA 100% digital foi decisivo para uma mudança “suave” de operações presenciais para o home office. O Digitalks entrevistou o CEO do Opinion Box para saber como foi a transformação de tarefas nesta quarentena.
Assim como aconteceu com todas as empresas, também tivemos impactos. Mas por já sermos uma empresa com DNA 100% digital e de tecnologia, a adaptação foi relativamente rápida. O mais importante, no entanto, é que não tivemos impacto em nossos serviços e entregas.
Estamos funcionando normalmente, apenas se adaptando a realidade fora dos nossos escritórios.
• Colocamos todo o nosso time em Home Office em poucos dias;
• Cancelamos viagens e eventos;
• Estabelecemos recomendações de segurança/saúde;
• Definimos plataformas de comunicação;
• Estabelecemos boas práticas de Home Office;
• Comunicamos aos nossos clientes e parceiros como estamos funcionando.
Tanto em relação aos nossos clientes quanto equipe, estamos adaptando bem a nova realidade. Vale lembrar que mais de 80% das nossas vendas já eram feitas sem visitar o cliente e quase todas as aprovações eram por telefone ou e-mail.
Nossos canais de comunicação com o público externo continuam ativos: telefone, e-mail, chat e WhatsApp. Em relação ao nosso time, estamos criando novas rotinas e utilizando mais alguns canais: todos os gestores têm reuniões diárias com seus time via Hangout; temos reuniões bissemanais ou semanais de acompanhamento de temas distintos; alguns times criaram grupos específicos de WhatsApp, além de ferramentas com slack e outros para o dia a dia.
Antes de mais nada, somos absolutamente transparentes com o time (isso sempre fez parte do nosso DNA), tanto em relação a pandemia quanto aos desafios da empresa. Para manter o time motivado e bem informado, implementamos:
• E-mail semanal de atividades desenvolvidas / implementadas por equipe;
• Dicas semanais de como trabalhar de HO;
• Continuamos informando todos os projetos/clientes novos que são conquistados;
• Digitalizamos as metas da empresa para as pessoas terem acesso a qualquer momento
• Criamos um documento para divulgar eventos culturais online e outras dicas;
• Também aproximamos o nosso RH dos colaboradores: a ideia é que o RH tenha conversas periódicas com cada pessoa para saber das dificuldades, se a pessoa está bem, se a empresa pode fazer algo para ajudar, etc.