CORONAVÍRUS
O DIGITAL A FAVOR
DAS EMPRESAS

Co-realizadores

O digital na economia

A pandemia de Covid-19 atingiu o mundo de surpresa. Todos os impactos causados pelo coronavírus ainda são incertos. Entretanto, a transformação digital é uma aliada das empresas e as tecnologias estão exercendo papel importante na economia global. 

 

Seja por conta de informação, entretenimento, trabalho ou educação, a quarentena compulsória seria bem mais difícil caso não houvesse o digital na vida das pessoas. Na primeira semana em que os brasileiros ficaram em casa, as quatro grandes operadoras do Brasil registraram um aumento de 40% no consumo de internet fixa. 

 

Em relação ao trabalho, a transformação digital oferece uma série de ferramentas e tecnologias que possibilitam a produtividade dos profissionais na quarentena.  Porém, segundo a pesquisa da consultoria Betania Tanure Associados (BTA), apenas 43% das empresas adotaram o home office. O estudo feito com 359 companhias revelou que o trabalho remoto ainda é um desafio. 

 

O Digitalks entrevistou Rodrigo Pádua, VP de Gente e Cultura da Stefanini, sobre como o digital está impactando a economia em tempos de pandemia. Confira. 

Quais são as previsões de impacto na economia global e nacional com a Covid-19?

Impossível prever os impactos econômicos. Neste momento, a preocupação é garantir a saúde de nossos colaboradores e minimizar o impacto em nossas operações, garantindo as entregas aos clientes. 

Como a transformação digital está sendo relevante neste cenário de pandemia?

O digital tem oferecido alternativas para que as pessoas busquem informações e se mantenham produtivas neste período de pandemia. Soluções de cloud, cibersegurança, aplicativos, utilização de analytics para projetar possíveis cenários, tudo isso tem contribuído para informar, manter farmácias, clínicas, e-commerce e varejo ativos, além de migrar algumas operações para o home office.

 

As lições aprendidas em outros países estão sendo rapidamente difundidas e poderão nos ajudar a enfrentar a situação no Brasil. Por outro lado, assistimos ao impacto da desinformação provocada pelas fake news. Nunca a informação de qualidade foi tão importante para salvar vidas.  

 

Esta crise mostrou ao mundo que ainda temos uma evolução digital gigantesca a ser alcançada, como ampliar a oferta de ensino a distância pelas escolas, especialmente em situações como vivenciamos agora.

Como as empresas devem agir para manterem os negócios e cuidarem de seus colaboradores?

Manter a tranquilidade, seguir todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e estarem em contato (virtual) constante com clientes. 

Há cenários positivos para a economia digital?

A tendência é que acelere ainda mais o processo digital nos serviços públicos e privados. O mundo percebeu que temos muitas necessidades de digitalização, especialmente em momentos em que é preciso evitar o convívio social e manter a produtividade.



OFERECIMENTO

PATROCINADORES MASTER

PATROCINADORES PREMIUM

STARTUP PREMIUM

STARTUP

Produção da Transmissão Ao Vivo

Plataforma para eventos online, híbridos e presenciais

Produtora Oficial

APOIO