Notícias

Walmart fecha site e vendas online no Brasil; estratégia se volta para lojas físicas

Walmart Brasil diz que pretende retomar operações de vendas online em formato omnichannel no futuro

 

*Com informações do Valor Econômico, Infomoney, O Globo e Bloomberg

 

A Walmart Brasil anunciou hoje ao mercado o fechamento de seu site e marketplace na internet. Segundo a companhia, o canal representava atualmente “uma parcela mínima das vendas totais da companhia“.

A empresa passa agora a ser operada no Brasil pela firma de private equity Advent International e o foco se volta às 400 lojas físicas espalhadas pelo país. Setenta do 90 funcionários foram demitidos e o restante compõem uma pequena estrutura interna como apoio às vendas já feitas pelos consumidores.

O site já se encontra fora do ar e um comunicado com contatos está disponível para lojistas e consumidores.

Walmart pretende retomar suas operações online no futuro, mas de forma verdadeiramente “omnichannel”.

 

A empresa possui atualmente no Brasil 130 hipermercados, dos quais 50 serão remodelados. As lojas restantes, cerca de 270 supermercados, receberão investimentos em uma segunda fase do plano de recuperação dos negócios.

A estratégia nacional prevê ainda converter 20 hipermercados em lojas de atacarejo, 10 de seus hipermercados para o formato Maxxi Atacado e outros 10 para lojas Sam’s Club, até o final de 2020, de acordo com comunicado enviado por email e informações de sua assessoria de imprensa.

Segundo a assessoria, a empresa vai retomar no futuro suas operações de comércio eletrônico, mas de forma integrada com as lojas físicas, para finalmente ter um negócio de varejo “omnichannel“.

De acordo com apurações da Bloomberg, o Carrefour já se posicionou frente à oportunidade de captar clientes online com a saída da Walmart da web. Paula Cardoso, diretora executiva do Carrefour eBusiness Brasil, reiterou a meta da companhia de ser líder no comércio eletrônico de alimentos no país, em teleconferência com jornalistas. As operações de e-commerce do Carrefour Brasil, que começaram há pouco mais de um ano, estão em crescimento exponencial e duplicaram do quarto trimestre de 2018 para o primeiro trimestre de 2019.

Comentários

PUBLICIDADE