Notícias

[VTEX DAY] A arte de ser um bom gestor, segundo Barack Obama

Ex-presidente dos EUA, Barack Obama, enfatiza que investimento em Pessoas, Educação e Tecnologia são os segredos para formar bons líderes e construir empresas de sucesso

 

Por Bianca Borges*

 

O objetivo de qualquer gestor é conduzir a sua organização para o sucesso, certo? Porém, muitos acabam se atrapalhando na hora de enfrentar esse desafio. Recentemente, um renomado líder esteve presente no VTEX Day e trouxe reflexões importantes sobre a arte de ser um bom gestor. O líder sobre o qual estou falando aqui é Barack Obama, o ex-presidente dos EUA.

Foto. Palco do vtexday com letreiro branco e fundo roxo. No palco Obama e o CEo da Vtex.
Barack Obama fala sobre a importância da educação, da tecnologia e do investimento em pessoas para formar líderes e empresas de sucesso

 

Pessoas: um olhar diferente da liderança

Uma das primeiras frases marcantes ditas por Obama já deixou claro a maneira diferenciada como ele enxerga a questão da liderança:

“A influência e o poder que nós temos vem da nossa capacidade de encorajar as pessoas”.

 

Um bom líder não deve mandar nos seus funcionários, ao contrário, precisa encorajá-los, motivá-los e ouvi-los.

Um dos segredos do Obama para fazer uma boa gestão foi criar um time no qual todos tivessem uma perspectiva do problema e não apenas os gestores ou diretores soubessem das dificuldades reais que a empresa, no caso aqui os Estados Unidos da América, enfrentava.

O ex-presidente dos EUA também defendeu a diversidade das equipes de trabalho, incluindo aqui a questão de gênero, raça, além das experiências e conhecimentos de cada indivíduo.

“Quando eu era presidente, eu sabia que tomaria boas decisões se tivesse ao meu redor pessoas que discordassem de mim e as quais eu pudesse ouvir. Por isso, também era importante ter sempre mulheres no meu time. Se a sua empresa só tem homens e todos pensam da mesma maneira, então, provavelmente, você pode estar perdendo alguma informação valiosa, deixando algo para trás”.

 

Educação é a chave para formar líderes e empresas de sucesso

Para o ex-presidente dos EUA, um país ou empresa que almeja um futuro promissor tem a obrigação de investir na educação de base, capacitar os jovens e fornecer boas oportunidades a eles. Obama salientou ainda que educação não é caridade:

“Se você der para cada indivíduo do seu país educação e uma oportunidade, você não está fazendo uma caridade. Você está ajudando a tornar a economia do seu país melhor, a ter pessoas mais qualificadas no mercado e, por consequência, tornando a sua empresa melhor.[…] E quanto mais vocês investirem no conhecimento de base, mais desenvolvidos vocês serão”.

Ainda sobre a questão do investimento na educação, Obama salientou que tanto os empresários como gestores de empresas têm uma grande dificuldade para entender o real funcionamento da economia e quantas possibilidades ela pode nos trazer.

O ex-presidente também indicou que é essencial fomentar a criatividade e a inovação e uma maneira de fazer isso é estimular os jovens que serão o futuro do país e do mercado de trabalho.

Nós temos que preparar nossos jovens para agir em equipe, e mostrar que eles têm potencial de criar coisas inovadoras”, destacou Obama.

Um exemplo de um país que está seguindo essa recomendação e tem tido um retorno positivo nesse processo é a China, que criou um programa de educação para desenvolver profissionais de engenharia e ciência com o objetivo de incentivar a inovação.

 

Tecnologia quebrando barreiras

E por falar em inovação, a ascensão da tecnologia, sem dúvida, facilitou a disseminação do conhecimento e é um estímulo para que as pessoas, cada vez mais, busquem maneiras diferenciadas e mais assertivas para resolver seus problemas, criando soluções inovadoras.

“Uma das coisas mais poderosas sobre a tecnologia é que a geografia não é uma barreira, as ideias conseguem atravessar fronteiras. Então, mesmo se o seu país não tem essa cultura de tecnologia, você consegue ter acesso às informações e pode inovar, buscando conhecimento em outras partes do mundo”, afirmou Obama.

 

Para o ex-presidente dos Estados Unidos, qualquer um é capaz de fazer parte dessa revolução de inovações se tiver acesso a um computador, dedicação e muita força de vontade.

Obama apoia o uso da tecnologia, porém com uma ressalva:

“Nós temos que pensar na tecnologia sem deixar as pessoas de lado e a qualidade de vida também. Temos que balancear essa equação. […] Não adianta ter os melhores apps com as melhores inteligências artificiais, se as pessoas não tiverem um ar de boa qualidade para respirar, por exemplo”.

 

Investir em educação, utilizar a tecnologia para criar e inovar positivamente e entender que as pessoas são relevantes para a evolução de uma economia inteira são as três principais dicas do ex-presidente dos EUA para formar líderes e empresas de sucesso.

Lembre-se também: um líder não constrói um império sozinho, é preciso ter uma equipe competente e de confiança.

“Algumas pessoas acham que os líderes precisam ter todas as respostas certas. Eu não sabia tudo, mas contava com pessoas inteligentes na minha equipe que compartilhavam comigo seus conhecimentos”, finalizou Obama.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE