Quinta-feira, 26 de abril de 2018
Estamos vivendo a Era da Experiência, na qual empresas e marcas estão cada vez mais focadas em proporcionar os melhores momentos para os seus clientes. Mas além de experimentar coisas incríveis, que tal saber um pouco mais sobre a vivência de outras pessoas e tirar bons insights dessas histórias que elas têm para contar? Diante desse mindset, criamos a DigiExperiência, nova coluna da Revista Digitalks, na qual especialistas e profissionais da área digital vão compartilhar experiências relevantes por meio de entrevistas ou artigos com vocês, leitores! ☺
Para essa primeira matéria, resolvemos conversar com alguém do nosso próprio time, afinal, quem disse que a informação e o conteúdo relevante não estão ao nosso alcance, hein? O Head de Eventos do Digitalks, Rafael Soares, participou da Missão Digitalks ao Vale do Silício, na Califórnia, um dos principais pólos de inovação do mundo, e compartilhou conosco o que aprendeu durante essa imersão. Confira a entrevista a seguir:
Rafael Soares – Foi uma experiência muito enriquecedora, principalmente, porque consegui absorver um pouco da cultura da cidade. O espírito empreendedor e de inovação está em todo lugar. Você pode ser abordado num bar, por exemplo, por alguém querendo fazer um “pitch” sobre algo novo. Dentro das empresas, o clima é descontraído mais para balancear o trabalho duro, uma filosofia de “Work Hard, Play Hard“. Pude conhecer também tecnologias que estarão presentes muito em breve no Brasil e o destaque foi para os meios de pagamento. Além do que observei na visita ao PayPal, já é normal no dia a dia da cidade as pessoas utilizarem seus smartphones ou smartwatches para realizar os mais diversos pagamentos. Dinheiro já é uma coisa rara de se ver e, muito em breve, os cartões de crédito também serão.
O ritmo de inovação é muito grande, o que faz com que muitas empresas, inclusive brasileiras, queiram ter um escritório em São Francisco ou no Vale do Silício. Pela cultura, quando uma empresa tem uma ideia, ela rapidamente desenvolve e lança o produto, mesmo que for algo beta. Pois se ela não faz isso, no dia seguinte surge uma startup com a mesma solução e passa à frente dela em pouco tempo. Não é à toa que o Facebook manteve a placa da Sun Microsystems atrás da sua placa. O antigo escritório deles era lá, e isso lembra os funcionários que quem não inova não sobrevive.
Na Growth Marketing Conference, gostei da palestra que falou sobre a importância das empresas analisarem cada estratégia de acordo com a sua realidade e não fazer [apenas] o que está na moda. Nem sempre uma estratégia sobre a qual estão todos comentando é a ideal para sua empresa.
RS – Uma grande tendência é a utilização de micro influenciadores e micro produtores de conteúdo para divulgar as campanhas da empresa. Alguns produtos têm um público muito específico e isso ajuda muito na segmentação e na produção de conteúdo direcionado. Conteúdo continua sendo rei, principalmente em vídeo. Inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, chatbots, machine learning estão em pauta, mas a dica é sempre saber como cada tendência pode ser utilizada pela sua empresa. A predominância do mobile only em relação a antiga tendência mobile first também foi citada durante as visitas nas empresas do Vale.
RS – A principal diferença é o pensamento constante em inovação. Quem não inova não sobrevive. Os funcionários sempre são incentivamos a pensar em novas soluções. No PayPal, por exemplo, todo funcionário recebe uma ajuda para registrar uma patente assim que entra na organização.
RS – A principal vantagem, para mim, é tentar trazer o mindset para o dia a dia do trabalho. Muitas vezes estamos acostumados com nossa rotina, de fazer o que é necessário, mas sem pensar em inovar. Mas cada participante teve uma experiência diferente, todas enriquecedoras. Alguns pensam em internacionalizar suas empresas, outros modificar os processos de trabalho e a maneira que lidam com seus funcionários e ainda mudar a forma que atendem e abordam seus clientes. Definitivamente, é uma experiência fundamental para todos que trabalham na área de marketing. É um ambiente totalmente diferente do que se encontra em qualquer outro lugar. Muitas empresas aqui no Brasil tentam deixar um clima descontraído nos escritórios, mas sem essa mudança cultural, o dia a dia no trabalho acaba não sendo enriquecedor.
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