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Transformação Digital no varejo: por onde começar esse processo?

CEO da Via Varejo, uma organização sexagenária com mais de 50 mil funcionários, fala sobre o desafio de tornar a Transformação Digital uma realidade

 

*Por Bianca Borges

 

Na Era da Experiência e de um consumidor omnichannel que reformulou seu comportamento e a maneira como toma suas decisões de compras, as empresas também precisam repensar seus modelos de negócios e entregar um valor diferenciado para os seus clientes. Afim de atingir esse objetivo, a Transformação Digital é uma aliada das marcas e organizações.

E quando o assunto é se transformar digitalmente, por onde as empresas devem começar? Flávio Dias, CEO da Via Varejo, falou sobre esse tema, ontem, dia 15 de agosto, em sua palestra no Fórum E-commerce Brasil 2018.

“Novos modelos de negócios surgiram. Vivemos, hoje, em uma era de abundância de tecnologia, de dados e de acessos. O que está por traz de tudo isso é a Transformação Digital”, afirmou o CEO.

Foto de uma palco. No fundo banner com o nome do evento "Fórum E-commerce Brasil 2018" em azul e amarelo. Alguns arranjos de plantas penduradas no canto esquerdo do palco. Flávio Dias, CEO da Via Varejo no centro do palco, com calça azul e casaco beje. Atrás dele uma mesa do lado direito com um vaso de flores, ao lado um sofá branco e duas cadeiras. Sentado em uma das cadeiras está Léo Cid, da Accenture.
No palco Flávio Dias, CEO da Via Varejo, compartilha os principais desafios do processo de Transformação Digital

 

Durante a palestra, Dias compartilhou um pouco da sua experiência de transformar digitalmente uma empresa sexagenária, com mais de 50 mil funcionários e que em 2016 não vendia um só produto pela internet. Para o CEO da Via Varejo, esse processo vai muito além da tecnologia.

“A Transformação Digital gera um impacto na performance e eficiência, abre precedentes pra criar novos modelos de negócios e também altera a experiência do cliente” comentou.

Segundo Dias, as empresas que querem, realmente, se transformar precisam primeiro analisar a própria organização e também entender o poder da comunicação omnichannel.

No início as lojas físicas ficaram receosas quanto ao crescimento do e-commerce, porém, hoje em dia, vemos que o comércio online não chegou para acabar com as lojas físicas e sim complementá-las. Não é à toa que grandes empresas que nasceram digitais como o Alibaba, por exemplo, estão investindo em redes de lojas físicas para divulgar suas marcas. Isso mostra o potencial da comunicação omnichannel.

Foto do gráfico – potencial do cliente omichannel

 

Reformule e invista nas áreas mais importantes para a sua empresa

No processo de Transformação Digital da Via Varejo, por exemplo, as principais áreas que a empresa resolveu reformular foi o Marketing e a Logística.

 

Marketing

A grande transformação na área de marketing está diretamente ligada aos dados que não eram explorados pela empresa, como explicou Dias.

Criamos uma infraestrutura e uma estratégia para capturar e utilizar esses dados da melhor maneira. Estrutura de Big Data com tecnologia cloud que é atualizada em real time. Conseguimos estabelecer um modelo preditivo de vendas e usamos essa inteligência para melhorar o nosso retorno sobre os nossos investimentos, além da nossa mídia.”

De acordo com o CEO, com o auxílio da tecnologia foram analisados mais de 55 milhões de comportamentos e a organização conseguiu direcionar o orçamento de marketing para uma comunicação mais efetiva.

Outras duas iniciativas interessantes e que, de acordo com Flávio Dias estão gerando bons resultados, é a implantação da tecnologia de Inteligência Artificial do Watson que auxilia o consumidor a otimizar suas buscas por produtos no site. A empresa também está testando um aplicativo de Realidade Aumentada que permite que o cliente visualize a disposição do produto em sua casa antes de efetuar a compra.

Além de utilizar tecnologias para melhorar a experiência do cliente, a Via Varejo também optou por aprimorar o potencial dos seus colaboradores.

Uma das ações foi implantar uma tecnologia de inteligência artificial (batizada de Eva), para otimizar o resultado dos vendedores nas lojas. A Eva fornece um feedback do trabalho do colaborador, faz um comparativo com outros colaboradores e entrega conteúdos relevantes para ajudar esses profissionais a aumentarem suas performances de acordo com o produto ou serviço que eles estão tendo mais dificuldade de vender.

 

Logística

Já na área logística o objetivo foi reduzir o custo da entrega e torná-la mais rápida para o cliente com a implantação do sistema Click and Collect, no qual o cliente compra através do site e retira o produto na loja física.

“Só pra vocês terem uma ideia, no que diz respeito ao custo de entrega, uma ordem de retirada em loja custa 92% menos que se a gente fosse fazer isso por vias normais [entregar a domicílio].”

A usabilidade do processo de compra e a distribuição de produtos na loja também passaram por melhorias.

 

No final da apresentação, Flávio Dias comentou os principais desafios de um líder para tornar a Transformação Digital em realidade.

A gente tem um desafio tremendo que é conseguir conciliar o tamanho dessa transformação que a nossa empresa tem que passar com a performance e as melhorias contínuas que temos que entregar no dia a dia.”

Segundo Dias, os líderes não podem deixar que a obsessão por alcançar números e metas impeça a evolução do processo de Transformação Digital de uma empresa e a vontade de inovar.

Outro ponto mencionado pelo CEO da Via Varejo foi o papel do líder em atrair, formar e reter as pessoas certas e claro, fornecer um ambiente propício para esses indivíduos desenvolverem seu trabalho, dispondo de tecnologia e capacitando esses profissionais.

Para finalizar, Dias deu dicas para quem quer contratar pessoas que realmente ajudem na Transformação Digital de uma empresa e marca.

“A pessoa precisa ter uma capacidade diferenciada de resolver problemas, ser adaptável às constantes mudanças e trabalhar de forma colaborativa. Tem que ter um gosto por fazer a diferença, pensar grande, ser obstinado com o cliente e levar em consideração a perspectiva do consumidor em todas as decisões”.

 

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*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital. 

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