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Tendência Shopping Holidays em expansão

Comércio online nas datas comemorativas impulsiona varejo

A experiência de compras nas datas comemorativas mudou significativamente. Não apenas o e-commerce explodiu em torno de feriados tradicionais, como também muitos varejistas começaram a criar vários eventos próprios para impulsionar as compras online. Em 2009, o grupo Alibaba lançou o “11.11 Shopping Festival on China’s Singles’ Day”, que já se tornou a maior data mundial do e-commerce. Seja tradicional ou criado pelo varejo, é importante que os comerciantes reconheçam esta tendência crescente das datas comemorativas quando forem mapear sua estratégia anual de marketing digital.

Para ajudá-los, a Sociomantic Labs, líder em soluções de marketing programático para empresas, criou um infográfico (anexado) que destaca os hábitos de consumo de compras e estatísticas-chave do e-commerce das melhores datas de compras no mundo.

O mercado brasileiro tem bons exemplos desta tendência: tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday ganharam popularidade na América Latina e na Europa, sendo que no ano passado a Cyber Monday no Brasil arrecadou $58 milhões. No último ano, o varejo online brasileiro vendeu R$ 1.16 bilhões na Black Friday, registrando um crescimento de 51% em comparação com 2013. Dos 1.2 milhões de shoppers das promoções da Black Friday no ano passado, 18% compraram de varejistas online pela primeira vez (dados do Profissional de E-commerce).

Como ser competitivo nas principais datas de compra no varejo online

Aqui vão três dicas do Francisco Morales, diretor geral da Sociomantic para a América Latina, para manter a competitividade no ambiente cada vez mais popular das “compras em datas comemorativas”:

  1. Antecipe suas ações de marketing

Os varejistas estão começando a perceber a importância de prospectar clientes com antecedência se quiserem garantir conversões em vendas. Para garantir que estão preparados para amplificar e modernizar suas estratégias durante essas épocas de consumo intenso, é essencial que os anunciantes testem novas tecnologias com tempo suficiente para aprender as melhores práticas e aperfeiçoarem seu trabalho de acordo com suas observações. Para a maioria das estratégias de marketing baseada na coleta de dados, três meses de “aquecimento” são o mínimo recomendado para a realização de testes.

  1. Vá para o mobile

À medida que sair de casa para fazer compras nos Shopping Holidays torna-se mais caótico, estratégias para mobile web e apps podem fazer toda a diferença para captar a atenção dos consumidores. É essencial que o anunciante esteja totalmente preparado para relacionar-se com clientes em qualquer cenário, seja checando ofertas no smartphone, aproveitando intervalos no dia de trabalho para conferir bons negócios em seu tablet ou se preparando para um dia de compras em seu PC. Estratégias inteligentes, baseadas na coleta de dados, voltadas para o conforto do cliente, que abrangem todos os dispositivos, farão toda a diferença.

  1. Personalize para se destacar

Com tanta competição nesses períodos, os varejistas devem encontrar um jeito de se destacar.  A personalização baseada nos dados do consumidor – nos sites, apps e nas redes sociais — é essencial para obter conversões de clientes, considerando que os outros varejistas estão a alguns cliques de distância. Novas tecnologias como a publicidade programática possibilitam que os varejistas usem CRM e outros dados proprietários para criar anúncios personalizados em tempo real, tanto para consumidores em potencial quanto para clientes existentes.

 

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