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[SXSW 2018] Tendências e insights que as empresas precisam prestar atenção

Em entrevista exclusiva para o Digitaks, Rodrigo Terra, da EraTransmídia, conta quais foram os assuntos mais relevantes do SXSW 2018

 

O SXSW 2018, que reúne especialistas em tecnologia, negócios, música e cinema no Texas, EUA, trouxe muito conteúdo relevante, apontou tendências do mercado e destacou pontos importantes nos quais as empresas que quiserem ter sucesso futuramente precisam prestar atenção. Nós, do Digitalks, fizemos uma cobertura especial do evento em parceria com a EraTransmídia e a PWC Brasil que pode ser conferida nesse link aqui.

Em 10 dias de SXSW diversos assuntos foram abordados, mas quais os temas que se destacaram na edição desse ano e para quais tendências de marketing e negócios as empresas precisam direcionar seus esforços? Para responder essas e outras perguntas sobre esse mega evento, o Digitalks conversou com um dos nossos correspondentes, Rodrigo Terra, da EraTransmídia.

Veja a entrevista completa e tenha um panora geral dos tópicos e insights mais relevantes do SXSW 2018:

 

Digitalks: Quais estão sendo os temas que estão gerando mais burburinho no SXSW 2018?

Rodrigo Terra: Este ano o tema que está foi muito discutido é a Inteligencia Artificial aplicada,agora, a todo tipo de indústria. Da mesma maneira, Blockchain foi um assunto debatido até durante a Gaming Expo. Tivemos inclusive palestras e ativações da Ethereum. Realidade Virtual e Aumentada dominaram a programação desde o primeiro dia até o último. Deu para ver que nenhum tema foi diferente do ano passado mas sim a consolidação e acompanhamento da evolução destes. Deu para reparar que estes assuntos transpassam o Interactive, sendo abordados durante o Festival de Cinema e também nas palestras do Festival de Música e Gaming Expo. Super transversais. Em Branding e Marketing se falou só sobre marketing de conteúdo e suas diversas aplicações e cases, porém na minha opinião não foram assuntos muito bem explorados salvo por empresas cuja inovação está sendo ferramenta essencial para negócios e comunicação, como NASA, LEGO, Sony, HBO, Universal.

 

D- Sobre comunicação, marketing, tecnologia e negócios, quais as tendências que você viu por aí que devemos ficar de olho desde agora?

RT: Inteligencia Artificial aplicada começa a ganhar terreno em todas áreas. Conteúdo em vídeo, animações e conteúdos cada vez mais ultra personalizados e com propósito relevante para o consumidor, entregando valor de verdade e tornando o consumidor um fã são os caminhos do marketing. Realidades Estendidas e Tecnologias Exponenciais (VR/AR/AI e Drones/Mobilidade) cresceram, estão evoluindo. Até Ray Kurzwell, inventor e futurista dos Estados Unidos, em sua palestra, afirmou que se tivesse que apostar numa tecnologia que vai mudar profundamento nossa sociedade daqui para frente, ela seria Realidade Virtual e Aumentada. Marcam presença no evento muitas palestras e debates sobre carros autônomos, mas a conversa evoluiu para os carros-drones ou carros voadores autônomos, incluindo palestra da Embraer e Uber falando da perspectiva do carro-voador autônomo para primeiros testes em 2019/2020.

 

D- Você conversou, trocou experiências e entrevistou diferentes pessoas e especialistas nos últimos dias. Quais foram os principais insights que recolheu? Como isso se aplica aos consumidores, às marcas e empresas?

RT: Estamos em um período de mudança radical da forma de desenvolver e pensar em produtos e marcas. A aproximação do consumidor do processo produtivo e de diálogo constante antes, durante e pós-venda esta cada vez mais dentro de cases apresentados e conversas dos corredores do SXSW 2018. Impacto social, propósito e entrega de valor, de fato, cada vez mais são componentes super valorizados pelos consumidores e itens cobrados das marcas. A digitalização das experiências e a mistura entre experiências físicas, reais e digitais ao mesmo tempo (a tal Mixed Reality) aplicada desde ativações de marca às experiências de retail serão recorrentes.

O avanço de novas indústrias como MedTech e o surgimento de um novo mercado de startups: as SpaceTechs, inspiradas nos caminhos abertos por SpaceX, Lockreed e Amazon e alguns outros empresários engajados em criar um novo mercado para produtos aerospaciais já não estão distantes da exploração extraterrena comercial. A ascensão meteórica dos Games como formato de entretenimento e educação dominante nos diálogos com Millenials e o mercado de música encontrando novos caminhos de distribuição através de blockchain são outros insights interessantes trazidos pelo SXSW 2018.

 

D- Já dá para entender um pouco mais sobre como será o futuro do Marketing, dos Negócios e do Digital?

RT: Só vai sobreviver quem entregar valor através de diálogo personalizado com o consumidor. Marcas com propósitos claros serão mais valorizadas. E não há escapatória, o futuro do marketing e digital marketing é cada vez mais conteúdo de qualidade, relevante e personalizado, que extrapole as barreiras já bem enfraquecidas da publicidade e que ganhe destaque no foco de campanhas e planejamentos de mídia.

 

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