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Sem produto em estoque? Empatia pode ajudar a driblar a situação

Entenda como agir com a falta de produto no estoque sem deixar de pensar no consumidor

 

Conseguir estar com o estoque em dia 100% do tempo é bem importante. Porém, pode ser que, em algum momento, haja a falta de algum produto no seu varejo e tudo bem, acontece! Nesse caso, o fundamental é saber como agir com seu cliente e atuar de forma articulada e responsável para não perder a fidelidade do seu consumidor.

Diante dessa situação, você pode pensar no que é possível oferecer ao seu cliente. Uma alternativa para lidar com a falta de produto é não deixar a página ou e-commerce parado. Para Victor Popper, fundador e diretor da All iN, unidade de negócios da Locaweb dedicada ao marketing de experiência do consumidor, esse contexto pode se transformar em uma oportunidade para trabalhar a recuperação de consumidores inativos por meio da construção de conteúdo. Portanto, pode ser o momento de focar em reviews, produtos similares, conteúdos pertinentes, explorar cupons de indicação entre amigos e compreender melhor o comportamento do seu público.

A grande dica para não perder a fidelidade do cliente é não se esquecer do nível de recorrência. Portanto, é fundamental manter o contato com ele, estar atento para não perder oportunidades e fazê-lo optar por outro fornecedor. Pensando nisso, dê atenção a uma comunicação que reforce os benefícios de realizar a compra em sua empresa e da utilização do seu produto. Mostre os motivos pelo qual o consumidor deve aguardar o seu produto.

“O acompanhamento mesmo nesse período pode demonstrar a empatia com o cliente, mostrando que ele não é apenas um número. E, assim que o produto voltar ao estoque, é importante ter réguas de comunicação para avisá-lo . Através do remarketing é possível trabalhar o histórico de navegação, compras, listas de desejo e entender a melhor forma e momento de oferecer o produto novamente.”, explicou.

“Disponibilizar conteúdos também é uma boa saída, assim você mantém o relacionamento, trabalha produtos similares e complementares ao que o cliente deseja e mantendo o interesse desse consumidor no nicho que você pode oferecer”, comentou Popper. Além disso, segundo ele, uma saída é ativar réguas do BTG, tecnologia All iN de behavioral target, como lista de desejos e alerta, por exemplo, para quando o produto chegar ao estoque.

E, além de obter as estratégias, é preciso usá-las de forma empática para ser lembrado pelo consumidor. Segundo Popper, é necessário agir com cautela para não frustrar o cliente e, por isso, o cuidado e organização com o público é a grande dica. Oferecer um produto que você não tem no estoque e não demonstrar real preocupação com o consumidor pode fazer com que ele deixe seu serviço em segundo plano.

Por isso, para contornar a situação, é preciso se aproximar e conhecer o comportamento do cliente, reforçando sua própria imagem como a de uma marca que pode agregar no dia a dia com o objetivo de ajuda. “Ser empático é a melhor estratégia, pois, além de números, somos pessoas e gostamos de nos sentir acolhidos pelos serviços que escolhemos”, completou Popper.

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