Notícias

[Expo Digitalks] Qual é o caminho para construir uma mentalidade inovadora?

O especialista em inovação, Marcelo Pimenta, tem as respostas para treinar a mente e ser mais criativo

 

Por Gabriel Dias*

Quem nunca ficou preso naqueles pensamentos sobre manter o caminho estável ou optar por uma escolha mais arriscada e inovadora? Fazer o que realmente quer e não o que as pessoas querem que você faça. São nesses momentos que é preciso ter coragem, enfrentar os medos e ir atrás dos desejos.

“Desenvolver uma mentalidade inovadora é dar play na vida criativa, é sair do piloto automático e entender que você pode estar desenvolvendo aquelas diferenças que sempre achou que seriam erradas”, afirmou Marcelo Pimenta, especialista em inovação e co-fundador do Protagonistas.

mentalidade inovada

É neste momento de inovação que surge o maior impedimento: o medo. Largar o emprego, fazer uma viagem para um país desconhecido, aparecer em público ou não se sentir confortável com a forma física do corpo são alguns dos medos que impedem o ser humano de desenvolver a vida criativa. “Precisa de coragem para viver a vida criativa sem medo”, relatou Pimenta.

Atualmente, o maior medo das pessoas é enfrentar o julgamento das outras pessoas. Porém, de acordo com Marcelo Pimenta, o caminho é ter autoconfiança e acreditar em si. “Entender que a felicidade está dentro de nós é a grande questão para fugir de julgamentos. A conexão de você com você mesmo é o equilíbrio fundamental e nos faz humano”, declarou.

 

A mentalidade inovadora permite o plano B

A alternativa para enfrentar o medo de ficar sem dinheiro na mudança de chave é manter um plano B. A vida criativa permite e exige um segundo plano. “Você só precisa mudar a chave mesmo quando o outro negócio estiver viável e pagando as contas e dando a satisfação que você imaginava”, contou Pimenta.

Antes de mudar totalmente a vida profissional, as pessoas têm a possibilidade de experimentar o projeto para ter certeza se é realmente o que querem. É totalmente possível ter os dois projetos no início, aquele que traz sustento financeiro e o que tem como sonho de realizar.

“Você tem que ir experimentando o quanto antes. Experimentar é o novo planejar. Às vezes, você cria uma expectativa e cansa na hora do projeto, por isso, é importante experimentar antes de se jogar no plano”, relatou o co-fundador dos Protagonistas.

 

O 1º passo para uma mentalidade inovadora

O começo de uma nova trajetória pode parecer cansativo, mas para acabar com a falta de motivação e preguiça, é preciso ter uma visão de futuro. Marcelo Pimenta sugere criar um mural de onde deseja estar daqui três anos. Neste mural, coloque as pretensões do futuro que deseja: qual profissão, carro, casa e assim por diante. Na hora que tiver os objetivos, a disposição para ir atrás aparecerá. “Propósito é a grande sacada”, disse Pimenta.

Para explicar isso, existem conceitos da neurociência. O cérebro escolhe preferencialmente o caminho mais curto e confortável na intenção de gastar menos energia possível. Entretanto, o ser humano é capaz de driblar esse sistema automático e fazer escolhas criativas e inovadoras. “As pessoas são livres em mudar de mentalidade: foi assim que o homem saiu das cavernas e desenvolveu agricultura, as ciências, o comércio e todas as inovações”, concluiu Pimenta.

“É a criatividade que nos move e precisamos trabalhar a vida criativa sem medo”, Marcelo Pimenta.

 

Design da Mentalidade Inovadora

Com a reunião do que tem de mais atual na neurociência e os caminhos para transformar uma mentalidade convencional em uma inovadora, Marcelo Pimenta é um dos palestrantes no 10º Expo Fórum Digitalks. O especialista em inovação sobe no palco Experience no dia 29 de agosto, às 12h20.

Marcelo Pimenta promete dar soluções para líderes gerenciarem equipes criativas, criarem campanhas inovadoras, e treinarem a mente na cultura do design- empatia, prototipação e experimentação. Além disso, Pimenta demonstrará como as pessoas podem utilizar a meditação para moldar a mente em relação a inovação. Aprenda como você pode aprimorar o seu jeito de pensar.

Ainda não fez a sua inscrição?
>> Faça AGORA!

Comentários

PUBLICIDADE