Terça-feira, 09 de agosto de 2016
O Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online no País, realizou 3401 entrevistas com homens e mulheres de todo Brasil e traçou um panorama do comportamento do público em relação às Olimpíadas. Dos entrevistados, 74% acreditam que a violência é o principal motivo para que os jogos não tenham sucesso, 57% citam a economia, 53% a desorganização e outros 53%, a falta de estrutura.
As entrevistas foram realizadas via internet, com equilíbrio de classe: A (12%) B (44%) C (44%). A média de idade dos pesquisados – 51% mulheres e 49% homens – foi de 27 anos.
“O objetivo da pesquisa foi entender o comportamento do consumidor em relação às Olimpíadas. Pesquisamos os principais interesses, a maneira que vão acompanhar, marcas que acreditam ser patrocinadoras”, diz Daniela Chammas Daud Malouf, diretora do QualiBest.
De acordo com a pesquisa, o público está bem informado em relação aos patrocinadores/apoiadores dos jogos. Quando perguntados de forma espontânea quais eram as patrocinadoras, as 10 marcas com retorno acima de 10% foram: Coca-cola (58%), Bradesco (39%), Claro (22%), Visa (17%), Nissan (16%), McDonald’s (15%), Correios (13%), P&G (12%), Sadia (10%), Embratel (10%).
De forma estimulada, os respondentes escolheram mais de 10 marcas patrocinadoras e todos os números sobem: Coca-cola (80%), Bradesco (66%), Visa (53%), Correios (47%), McDonald’s (46%), Samsung (46%), Claro (43%), P&G (40%), Nissan (39%), Globo (37%), Sadia (35%), Embratel (30%).
“Se fossemos fazer um ranking de posições do espontâneo com o estimulado, Visa e McDonald’s mudaram de posição e Coca e Bradesco mantiveram na mesma posição com números bem altos de lembranças espontâneas e estimuladas”, diz Daniela.
Há ainda não patrocinadores que não investiram nada nas Olimpíadas e acabam pegando carona na lembrança estimulada, tais como : Caixa (32%), Itaú (29%), Nike (27%), Adidas (22%).
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