Notícias

Profissionais de marketing estão preparados para trabalhar com dispositivos de voz?

Pesquisa inédita realizada pelo DMEXCO revela que, apesar da crescente importância que a busca por voz tem no mercado, ela é relevante operacionalmente para apenas 39% dos profissionais

 

Por Rafael Soares*

Imagem: Celular em cima da mesa com um balão de conversa e as palavras "ok Google".dispositivos de voz.

Mais de 100 milhões de alto-falantes inteligentes, como Google Home, Amazon Echo e Apple Homepod, foram vendidos no mundo nos últimos 12 meses. Além disso, assistentes de voz, tanto em alto-falantes, quanto em smartphones, estão se tornando um dos aplicativos com maior frequência de uso. Voz é uma tendência em marketing e os profissionais devem se adaptar às mudanças iniciadas pela Siri, Alexa e Cia. Entretanto, apesar destes profissionais estarem cientes dessa situação: 65% reconhecem que o conteúdo ainda precisa ser repensado para busca por voz, ela ainda tem um papel coadjuvante no dia a dia de seus negócios.

 

Alto-falantes inteligentes: usados apenas para ouvir música e pouca confiança nas fabricantes

O número de pessoas com acesso à alto-falantes inteligentes cresce exponencialmente. Na comunidade de profissionais de marketing, que responderam a pesquisa, esse número chega a 45%, globalmente. Entretanto, a pesquisa revela que os dispositivos são usados primariamente para ouvir música (38%) e podcasts (30%). O uso para pesquisas ainda é muito baixo (menos de 22%) e, a aplicação menos utilizada, compras através de voz, representa apenas 8% do uso.

Mesmo com o constante crescimento das vendas destes dispositivos e o uso das assistentes de voz cada vez maior, os alto-falantes inteligentes possuem uma grande fraqueza: muitas pessoas os consideram um intruso em suas salas ou escritórios, além de não lidarem com dados pessoais de maneira suficientemente sensível. 50% dos respondentes disseram que não confiam ou tendem a não confiar nos fornecedores de alto-falantes inteligentes.

 

Uma nova experiência em publicidade é necessária

Publicidade e comunicação via alto-falantes inteligentes também são vistos com bastante crítica. 66% dos participantes da pesquisa só concordam com propagandas se elas forem expressamente autorizadas pelo usuário e a maioria diz que aceitaria propagandas em troca de acesso à conteúdo, como música e podcasts. Ainda, 60% prefere um formato diferente de anúncios, como conteúdo editorial.

Dr. Dominik Matyka, Chief Advisor DMEXCO, explica “Dificilmente um dispositivo se espalhou tão rápido como os alto-falantes inteligentes e suas assistentes virtuais. Mas, a avaliação da nossa comunidade mostra que mesmo os especialistas que já utilizam estes dispositivos tendem a desconfiar das fabricantes no que diz respeito à proteção de dados e privacidade. Com o lema deste ano do DMEXCO “Trust in you”queremos chamar a atenção para o importante papel que a confiança da sociedade possui no desenvolvimento da economia digital“.

 

Sobre a pesquisa

A primeira pesquisa de tendências DMEXCO foi realizada on-line pela DMEXCO em maio de 2019. Respostas de 854 participantes nacionais e 270 participantes internacionais da comunidade DMEXCO foram avaliadas. A comunidade DMEXCO consiste de visitantes, expositores, palestrantes e jornalistas.

 

Sobre o DMEXCO

DMEXCO é o local de encontro e uma comunidade para os principais players de negócios digitais, marketing e inovação. São reunidos líderes do setor, profissionais de marketing e mídia e pioneiros da tecnologia. O DMEXCO oferece um ecossistema com seminários, debates e exposições que descrevem o futuro da economia digital e impulsionam o valor de mercado.

O DMEXCO 2019 acontecerá em Colônia, Alemanha, nos dias 11 e 12 de setembro. Mais informações AQUI.
Acesse também o Facebook, Twitter ou Youtube!

*Rafael Soares possui grande experiência em Marketing e Eventos, já passou por grandes empresas como Wunderman, Microsoft e Resultados Digitais. Participou dos principais eventos globais sobre marketing, transformação digital e tecnologia. Bacharel em Design, cursando MBA em Marketing, atualmente é diretor geral do Digitalks Portugal. 

Comentários

PUBLICIDADE