Notícias

PepsiCo vence o Super Bowl nas redes sociais

Marca de bebidas emplacou hashtag com show de Lady Gaga e foi a mais citadas nas redes sociais

 

Super Bowl é o jogo mais aguardado nos Estados Unidos, tanto pelos fãs quanto pelas marcas e empresas que enxergam esse grande evento como uma oportunidade de se divulgar no mercado e atingir um grande público.

Pensando nisso, a Sprinklr, empresa de tecnologia especializada em criar soluções de gestão de experiência social com o consumidor, analisou todas as menções à 51ª edição do Super Bowl nas redes sociais. A PepsiCo, que patrocina o show do intervalo, trouxe a cantora Lady Gaga durante a abertura da competição e obteve a liderança do buzz gerado por marcas nas redes sociais. Foram 47,4 mil menções sobre a marca entre 17h e 23h59 (horário dos Estados Unidos).

Dentre as hashtags, a PepsiCo foi a única que conseguiu emplacar uma criação própria entre as 10 principais. A #pepsihalftime teve cerca de 40 mil menções. O 2º colocado, Avocados from Mexico, ficou com metade das publicações. A empresa foi a única dentre as mais citadas, que não participou da partida com comerciais, mas sim com patrocínio.

 

Prime time

O Super Bowl, um dos campeonatos esportivos mais famosos do mundo, é conhecido pela grande audiência – 167 milhões. Apenas para efeito comparativo, os Jogos Olímpicos de 2016 foram vistos por 26,5 milhões de pessoas. Por esse motivo, as marcas que se interessam pelo prime time desembolsam, em média, US$ 5 milhões por 30 segundos.

 

Marcas mais citadas  

  1. PepsiCo                             42,5k
  2. Avocados from Mexico –23,9k
  3. Audi                                 __6,6k
  4. Netflix                          ___6,3k
  5. Budweiser                    __ __6k
  6. Mr. Clean                  __ __5.6k
  7. Coca-Cola                       __3,2k
  8. T-Mobile                      __ __3k
  9. Kia                            _____ 2,4k
  10. 84 Lumber                  _____2k

 

Hashtags mais citadas

  1. #superbowl______698,4k
  2. #sb51___________198,2k
  3. #patriots_________86,2k
  4. #ladygaga__________65k
  5. #falcons_________ 64,5k
  6. #superbowl51______61,9k
  7. #riseup____________48k
  8. #nfl_____________45,5k
  9. #football__________41,9k
  10. #pepsihalftime______39,2k

 

Brasil

O Brasil foi o segundo país que mais falou sobre o assunto nas redes sociais, foram mais de 6 mil menções. O ranking de assuntos mais citados foi distinto do americano. Entre os brasileiros, PepsiCo, Netflix, que aproveitou para anunciar a 2ª temporada de Stranger Things, grande sucesso da empresa de streaming, e Intel lideraram o ranking. A Intel se associou ao show do intervalo com a PepsiCo, e durante a performance de Lady Gaga coloriu o céu com 300 drones.

 

Recado

Grandes marcas aproveitaram o evento para se posicionar publicamente frente às recentes declarações e atitudes de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. A Airbnb, 84 Lumber e e a Coca-Cola, que re-apresentou um anúncio de 2014, tocaram no tema imigração.

Comentários

PUBLICIDADE