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Os 7 recados para as marcas durante a 7ª Edição do HubForum Paris

Texto por Karina Tavares*

 

Durante dois dias, os profissionais de Marketing e de Digital das principais marcas e serviços da Europa abordaram temas como experiência do cliente, data, Inovação e disrupção na 7ª Edição do HubForum Paris.

Um tsunami de informações nos invade todos os dias, bilhões de mensagens trocadas. Facebook, que era somente uma rede social, hoje é a maior plataforma de difusão e consumação de mídia do planeta e , hoje, investe pesado na inteligência artificial e na “customização de massa”. Nessa esquizofrenia digital, como inovar e trazer transformação digital para sua empresa além do discurso departamento de marketing?

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Estiveram presentes no evento 100 palestrantes e 2500 participantes. Foto: Facebook do HubForum

 

Emmanuel Vivier, cofundador do Hub Institute, principal Think thank francês. Resumiu algumas tendências para 2017:

 

1 –  Seu cliente não é seu amigo

Melhore seu serviço e ou produto e faça publicidade paga. Simples assim.

 

2 – A tecnologia hoje é imperceptível

Ela esta integrada em nosso cotidiano e é capaz de gerar valor graças a uma capacidade de análise de dados e compreensão das interações com os clientes: Spotify, Uber e Amazon Echo (que já vendeu 8 milhões de unidades nos EUA) são exemplos.

 

3 – Otimização da produção de conteúdo

É muito fácil se perder entre tanta informação, como gerenciar o conteúdo de tanta rede social e mídia? Se a marca transformou-se em uma mídia, é necessário gerenciar a linha editorial. A Airbnb disponibiliza fotógrafos profissionais e o Youtube equipamento e estúdio.

 

4 – Ausência de Sex Appel nas grandes empresas

Hierarquia e administração vertical dificulta a inovação e a criatividade. Segundo Peter Drucke, ” Inovação não é um insight genial. Tem que ser trabalhada em todas as estruturas da empresa.”

 

5 – Human First

Hoje temos Uber com carro autônomo, drones que entregam pizzas e uma robotização constante. Somos vigiados e traçados. Nossos devices estão sincronizados e nossa vida é contada nos fios das redes sociais. Qual o limite da ética, segurança e nossa responsabilidade nesses projetos para a sociedade? Imagine que seu próximo chefe é um algoritmo, para os motoristas do Uber é assim: motoristas são bloqueados sem nenhum aviso prévio.

 

6 – Filtre

Muitas possibilidades e tendências: Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Blockchain, Adblocks, Chatboot, Cloud, Beacons, DMP. Qual é a melhor resposta para sua necessidade? Digital is timing. “Don’t believe the hype”.

 

7 – Performance

Sua empresa é capaz de mesurar e alocar recursos para os projetos que geram valor? Mensurar precisamente é fundamental para investir corretamente, gastar menos e gerar resultado.

 

Enfim, a tecnologia não é o objetivo, mas consequência. Se digitalizamos uma bobagem, teremos uma bobagem digital.

 

Karina Tavares: Publicitária com pós-graduação em Relações Públicas na USP e mestrado em Sociologia das Sociedades Contemporâneas na Sorbonne, Karina trabalhou em Agências, Empresas Multinacionais e Startups. Nasceu em São Paulo, morou nos EUA e hoje mora em Paris onde atua como consultora em Transformação Digital & Business Development entre Brasil e Europa.

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