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O que será tendência na área de internet e tecnologia em 2015?

Especialista sul-mato-grossense da área conta suas apostas e aponta caminhos para os empresários.

 

Os avanços tecnológicos têm transformado totalmente a vida das pessoas. Sites, blogs, aplicativos e redes sociais modificaram comportamentos pessoais e profissionais em 2014. E, se tem revolucionado a sociedade, logo também tem transformado a maneira das empresas se comunicarem. O que se pode esperar em 2015? Quais são as tendências da área? Atuando no segmento de internet e tecnologia há mais de 10 anos, o diretor comercial do Grupo WTW, Kenneth Corrêa, faz suas apostas.

Mobile – publicidade por todos os lados

“2014 foi o ano de consolidação mundial do mobile. Já temos mais dispositivos móveis conectados do que pessoas na terra! Em 2015 todas as marcas vão olhar para estes dispositivos; vamos começar a receber publicidade por todos os lados. Isto vai ocorrer porque os dispositivos são móveis, ou seja, leves e, sabem onde estamos (geolocalização). Com eles ganhamos qualidade de vida, porque conseguimos fazer tudo com facilidade e rapidez e, ainda nos sobra tempo. E, por fim, todo mundo está usando, então as marcas vão vir atrás de nós, consumidores”, aposta Kenneth.

Para se ter uma ideia, 52,5 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular, conforme a pesquisa ‘TIC Domicílios’ do Cetic.br, divulgada em 2014.

 

Redes Sociais – o ano dos vídeos

Para o especialista, o Instagram, Whatsapp e Facebook continuarão crescendo no Brasil. Já o Twitter deve ganhar mais força no exterior. Com relação ao que publicar nas redes sociais, ele diz que o conteúdo deverá engajar, conquistar, para ser relevante. Conteúdo relevante é aquele que diz algo com o qual a pessoa se identifica ou, que desperta algum sentimento, positivo ou negativo.

“Quanto aos formatos de conteúdo, sem dúvida 2015 é o ano do vídeo web, não só no Youtube, mas os micro conteúdos em vídeo do Vine (mundo) e no Instagram (Brasil e mundo). Sem falar do vídeo no Facebook, que hoje é o conteúdo com mais entrega (visualizações) nas timelines dos usuários. Porém, em um ano de economia difícil, veremos menos grandes produções que ninguém assistiu e mais vídeos focados em gerar resultado”, ressalta.

 

Aplicativos – facilitação da vida do usuário

Conforme Kenneth, a fatia de mercado dos aplicativos Android (tipo de sistema operacional) ultrapassará os aplicativos iOS (sistema operacional desenvolvido para aparelhos da Apple) neste ano. Importante os desenvolvedores ficarem ligados nesta tendência.

Além dos tradicionais aplicativos de redes sociais, em 2015 o especialista aposta no Uber, um aplicativo de caronas que tem ganhado as grandes metrópoles, facilitando o acesso ao transporte de carros populares, serviços de limousines e também taxistas.

 

Sites e Blogs – conteúdos diretos

Para aproximar-se de seus diferentes públicos, mais empresas irão investir em sites institucionais. Segundo Kenneth, na área de desenvolvimento de sites, as tendências continuam com foco na criação de páginas bonitas e funcionais, que possam ser vistas em qualquer tamanho de tela e dispositivo (celular, computador, tablet…).

Mais duas tendências devem seguir em progressão: efeito de paralaxe, rolagem do site em elementos em “camadas” e; o One Pager, com todo o conteúdo em uma única página. No universo dos blogs, a aposta é no “Tumblr”, plataforma de micro-blogging com conteúdos mais diretos, textos curtos.

 

E-commerce – hora de vender pela internet

De acordo com dados da E-Bit, divulgado no inicio deste mês, em 2014 o e-commerce cresceu 24% no Brasil e atingiu R$ 35,8 bilhões. Para 2015, mesmo com a economia lenta, a previsão é que as compras pela internet sejam ainda maiores. Aqui a dica é para os empresários: “Com um 2015 de economia em queda, comecem a olhar para as lojas virtuais com bons olhos, é uma oportunidade para atingir novos mercados. Iniciar uma operação de vendas online e fácil e barato. Além disso, a loja virtual que possui loja física tem uma vantagem clara de credibilidade para quem compra”, incentiva.

Para o m-commerce (vendas pelos dispositivos móveis) a previsão também é otimista. O pagamento via celular é uma realidade para parte relevante da população. Estima-se que no e-commerce brasileiro 10% das vendas online foram finalizadas nos celulares, em 2014. Agora é o momento das lojas virtuais e dos meios de pagamento terminarem suas adaptações tecnológicas, para funcionarem em todos os tamanhos de tela.

 

Redes sociais, aplicativos, sites, blogs, e-commerce… Onde investir em 2015?

Para as empresas que já possuem presença online e um nível de maturidade de marketing digital e tecnologia na web, a adaptação para estas tendências deve acontecer de forma natural. “Contudo, para a maior parte das empresas o desafio ainda é começar uma presença online. Uma forma de iniciar é mantendo um site atualizado (design e conteúdo relevante) e uma página no Facebook (onde se concentra a grande massa de usuários de internet)”, sugere Kenneth.

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