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[Missão Digitalks] Como a inovação e a diversidade movem toda uma cultura organizacional

Head de Comunicação e PR da Wix para LATAM recebe grupo da Missão Digitalks e conta como construir uma cultura de inovação, diversidade e empoderamento

 

Por Gabriela Manzini*

 

Na terça-feira desta semana, visitamos a Wix durante a nossa Silicon Valley Digital Mission 2016. O headquarter da companhia fica, na verdade, em Telaviv, Israel, mas o escritório de São Francisco abrange alguns setores e profissionais de Marketing, Finanças, Recursos Humanos, incluindo boa parte do Atendimento e Suporte aos usuários.

A gerente de operações, Jeanelle Luber, nos contou que, em “San Fran”, são 110 funcionários e que o escritório cresceu muito rápido nos últimos anos. Ela entrou na empresa em 2012 e a viu crescer de 30 para 110 colaboradores, apenas na filial do Vale. A grande questão era: será que o tamanho mudaria a cultura organizacional da empresa, baseada em inovação, diversidade e empoderamento?

Me preocupava com a cultura, mas felizmente conseguimos capturar essas pessoas incríveis. Eu adoro todos aqui”, comentou, mostrando que o pensamento de reter talentos é algo realmente muito forte por aqui.

Para entender mais, leia também:

>> “Vale do Silício é um mindset e a cooperação é o que junta tudo” 

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Jeanelle Luber, gerente de operações da WIX, fala sobre a cultura da empresa que é baseada em inovação, diversidade e empoderamento. Foto: Gabriela Manzini

 

A Wix foi fundada pelos irmãos Nadav e Avishai Abrahami e também por Giora Kaplan que, um dia na praia, em Tel Aviv, decidiram que queriam empoderar os pequenos negócios e ajudar as pessoas a construírem seus próprios websites sem gastar muito. A empresa foi fundada em Israel, mas o idealizadores sempre quiseram abrir uma filial aqui pela Bay Area, trazendo o mindset de multiculturalidade para a cultura organizacional.

Dessa forma, o call center foi criado por três colaborados na região em 2010 e, dois anos depois, os irmãos vieram para cá.

Curiosamente, tendo boa parte do suporte em São Francisco, não se nota os profissionais estressados, como estamos acostumados no Brasil. Pelo contrário: o escritório tem um ar muito descontraído, alegre, com espaços para interação entre os funcionários – incluindo happy hours – e é totalmente pet friendly, como eles chamam. Cachorros são bem-vindos no escritório e existe até um programa interno para a adaptação de novos bichinhos.

 

 

As primeiras lições que aprendemos na visita ao Wix foi que um ambiente que promove efetivamente uma diversidade e interação entre culturas influencia no bem-estar e diretamente na produtividade dos funcionários. E esse é hoje o primeiro valor da empresa: se divertir para produzir. 

valores-da-equipe-wix

 

Já o fato de se criar um produto que permite que o usuário faça as coisas ao seu modo – ajudando-o a realizar isso com ferramentas e suporte – mostra o lado do empoderamento ao consumidor que a empresa preza.

E, por fim, construir uma plataforma nova e global para pequenos negócios demonstra o lado inovador da marca.

 

Case de Sucesso – Superbowl

Depois da visita, todos se juntaram à Head de Comunicação e PR da Wix para América Latina, Vivian Hernandez, que também atua diretamente com as estratégias de Marketing da companhia.

Ela falou um pouco de campanhas e nos contou o case do Superbowl, passando pelos aprendizados entre as edições de 2015 e 2016.

2015 #ItsThatEasy

2016 #StartStunning

Campanha 100% B2C com foco em empoderar donos de pequenos negócios

 

Veja um dos vídeos da campanha de 2015:

 

Veja um dos vídeos da campanha de 2016:

 

Conheça os pilares da campanha: 

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Um dos principais aprendizados compartilhados com o grupo foi a mudança na narrativa: em vez de várias abordagens, em 2016, foi tudo sobre a Wix. De 20 vídeos, passou-se para seis. Também enxugou-se os canais de distribuição.

No entanto, o desmembramento da campanha foi mais agressivo, com foco global. As campanhas foram traduzidas para outras línguas – veja aqui a adaptação para um dos vídeos em Português – e foram pensadas para serem desmembradas digitalmente desde sua concepção. Depois do Superbowl, foi feito um spot online que continuou no ar e Vivian explicou como operacionalizaram a campanha do Kung Fu Panda.

[Tivemos que pensar:] como chegamos a essa comunidade [de designers]? Nosso público está no online. Todos os processos eram pensados para serem internacionais.” – Vivian Hernandez 

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Vivian Hernandez, Head de Comunicação e PR da Wix para América Latina, comentou sobre as campanhas de marketing da empresa e citou o case do Superbowl. Foto: Gabriela Manzini

Durante o debate, Vivian também deixou essa questão para os participantes da Missão Digitalks pensarem: com todos esses pontos de contato, como ir para o digital? Como anúncios comerciais de TV se tornam digitais?

A estratégia foi planejada por dois trimestres (quarters) e os objetivos foram traçados depois de entender os segmentos que queriam atender. Ao todo, foram 300 milhões de impressões: 150 milhões online, com YouTube e Facebook, e 160 milhões na TV, com o teaser passado durante o SuperBowl e o Game Day, que foi realizado posteriormente. 

cronologia-da-campanha-wix

 

Segundo a especialista, eles realmente “tiveram a sorte” do anúncio passar em uma partida bastante esperada e o mesmo teve um pico de acesso gigantesco durante os jogos. Mas Vivian reforçou que as pessoas continuam a ver os vídeos online até hoje. Neste caso, o desdobramento para outras línguas foi fundamental para aumentar o período de vida da campanha do SuperBowl.

No final, a Head de Comunicação e PR para América Latina ainda citou outros cases da marca como sua presença na SXSW e o concurso internacional feito em parceria com a Condé Nast.

 

Estratégias para 2017

Para o próximo ano, Vivian afirmou que a marca vai apostar muito em vídeos, comerciais e social media, fazendo a dobradinha da TV e internet. A grande questão apresentada, no entanto, é que a campanha já é pensada no desmembramento online que será feito depois, ao invés de se pensar no anúncio e replicá-lo na internet.

A especialista deixou muito claro que essa questão é um dos diferenciais da estratégia de comunicação da marca.

 

Leia ainda como foi a visita ao LinkedIn, que aconteceu no mesmo dia. 😉

>> [Missão Digitalks] “É difícil entrar para fazer negócio nos EUA, mas, a partir do momento que tem o pezinho aqui, dá para nadar de braçada”

Sugiro também:

>> [Missão Digitalks] PJ Pereira ensina: “Quando você chega no cargo que queria, chegou no seu nível de incompetência”

 

*Gabriela Manzini é jornalista, trabalha com comunicação há oito anos e é especialista em Comunicação Corporativa. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital e marketing de conteúdo. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual gerente de Conteúdo do Digitalks.

» DIGITAL MISSION | SILICON VALLEY 2017 - 02 a 09/12
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