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Marketing Digital: principais notícias da semana de 22 de janeiro no mercado digital

Inauguração de loja física da Amazon, GIFs no Instagram Stories e mais: confira as principais notícias da semana no mercado de marketing digital

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Por Gabriela Manzini*

 

A abertura da loja da Amazon se destacou entre as notícias desta semana, que trouxeram informações especialmente de mercado.

Abaixo, as notícias mais relevantes selecionadas por nossa curadoria sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, tais como publicidade, comunicação digital, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.

 

Recapitulando em 3, 2, 1…

 

 

[Marketing Digital – Tecnologia]

Onlife: Amazon inaugura sua primeira loja Pegue e Saia, sem filas e checkout

“E se pudéssemos criar uma experiência de compras sem filas e sem checkout? Poderíamos forçar os limites da visão computacional e aprendizado de máquina para criar uma loja aonde consumidores pudessem simplesmente pegar o que quisessem e ir?”. 

 

Esse foi o pensamento que motivou a Amazon a abrir sua primeira loja física, a Amazon Go com seu modelo de “Just Walk Out Shopping” (compra no modelo Pegue e Saia), na última segunda-feira.

A loja, inaugurada em Seattle, inova por seu formato de ausência de checkout: o consumidor utiliza o aplicativo Amazon Go para entrar na loja, pegar os produtos que deseja e sair andando. A loja é equipada com tecnologias usadas em carros autônomos — como visão de computador, sensor de fusão e deep learning (formato de aprendizado de máquina) –, que detectam automaticamente quando produtos são retirados e devolvidos à prateleira, rastreando-os em um carrinho virtual. Quando se finaliza a compra, o cliente pode deixar a loja; a cobrança será enviada para a sua conta na Amazon pouco depois.

Mais informações sobre a nova loja da Amazon AQUI (em inglês).

 

[Marketing Digital – Social Media]

Instagram libera recurso de GIFs para Stories

O Instagram informou na última terça-feira que agora já é permitido o uso de GIFs em qualquer foto ou vídeo postado no Stories da plataforma. Para usar o recurso, basta fazer uma foto ou vídeo, clicar no ícone para inserir um Sticker e, agora, há a opção de buscar e adicionar um GIF na história.

Nas próximas semanas, a empresa irá desenvolver a habilidade de upar fotos e vídeos de qualquer tamanho para o Stories — assim parte dos vídeos e fotos não precisarão ser cortadas.

Para aprender mais sobre GIFs Stickers no Instagram, acesse ESTE LINK.

 

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[Palestrantes divulgados no 2º lote]

 

[Marketing Digital – Mercado]

Nubank consegue autorização para se tornar instituição financeira autônoma

O presidente do Brasil Michel Temer autorizou o Nubank a se tornar uma empresa financeira sem a necessidade de obter acordos com outros bancos para obtenção de crédito e operações financeiras. O decreto foi publicado na quarta-feira no Diário Oficial da União. A decisão traz mais uma marca com abordagem e comunicação digital para o setor bancário.

 

[Marketing Digital – Marketing Político]

Faltarão políticos qualificados digitalmente para Eleições 2018

Segundo o especialista em marketing político digital Marcelo Vitorino, as eleições de 2018 trarão um cenário nunca antes visto e faltarão profissionais qualificados para os os novos formatos, especialmente no ambiente digital. Para suprir as necessidades que se antecedem, candidatos estão investindo em capacitação para suas equipes.

No ano passado, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) ofereceu quatro cursos focados na formação de profissionais sobre o tema no primeiro “Master Class de Marketing Político: da campanha ao mandado”. Comandando por Vitorino, a entidade traz em 2018 novo curso de qualificação de marketing eleitoral, abordando períodos pré-campanha e campanha eleitoral.

As informações são do Terra. Para mais informações, veja AQUI.

 

[Marketing Digital – Mercado]

PagSeguro levanta US$ 2,3 bilhões com IPO em Bolsa de Nova Iorque

A empresa de pagamentos online que pertence ao grupo UOL, a PagSeguro, lançou seu IPO nesta semana na Bolsa de Nova Iorque, tendo sua ação fixada em US$ 21,50 por ação, acima da expectativa do mercado. A operação totalizou US$ 2,3 bilhões.

Para a oferta pública, o UOL vendeu parte de suas ações. Hoje, o grupo detém 3% do mercado brasileiro.

A companhia optou por abrir seu capital no exterior pois teria acesso a mais investidores atuantes no setor de meio de pagamentos e seria mais fácil a comparação com pares do segmento.

A notícia veio no mesmo mês em que a 99 Táxi se tornou oficialmente o primeiro unicórnio brasileiro, jargão utilizado para companhias que valem 1 bilhão de dólares ou mais, após investimento por parte da empresa chinesa Didi Chuxing.

Esse investimento pesado de capital estrangeiro em negócios brasileiros representa uma mudança nos negócios locais a longo prazo, o que pode afetar diversas outras empresas de médio e pequeno porte do segmento de tecnologia e/ ou que tenham algum tipo de relação

 

De acordo com David Reck, CEO e fundador da Reamp – empresa especializada em soluções para mídia publicitária e gestão de dados -, a tendência é que com o “olhar” dos investidores voltados para este setor, toda a cadeia tende a ser valorizada, ou seja, espera-se bons volumes de novos negócios no ano.

 

[Marketing Digital – Publicidade]

Grupo WPP integra redes de agências sob bandeira Superunion; no Brasil, Epigram é afetada

O grupo britânico WPP, que detém algumas das maiores agências de comunicação e publicidade no mundo, anunciou a unificação das cinco redes globais do grupo sob uma mesma bandeira, a Superunion.

A medida afeta as agências Brand Union, The Partners, Lambie-Nairn, Addison Group e VBAT que, juntas, abrangem 23 escritórios em 18 países nos segmentos de branding, design (digital e de embalagens) e consultoria.

No Brasil, a decisão afeta a Epigram, que passa a se chamar Epigram Superunion, e integra o escritório da Lambie-Nairn por aqui. O fundador da Epigram, comprada pela Brand Union em 2014, Marcelo Bicudo se mantém no comando nacional.

Marcelo Bicudo lidera Epigram Superunion. Foto: Divulgação

 

[Marketing Digital – Mercado]

Plano de negócios do Carrefour foca em operações digitais e omnichannel até 2.022

A rede Carrefour anunciou seu plano de negócios até 2.022, no qual indicou enfoque nas operações online e omnichannel no mundo. Serão 2,8 bilhões de euros (cerca de R$ 11 bilhões) em investimentos na plataforma digital nos próximos quatro anos.

No Brasil, além de 20 novas lojas por atacado por ano, espera-se a conversão de cinco hipermercados ao novo modelo da companhia francesa.

Já no ambiente digital, a ambição da empresa é se tornar uma das referências em e-commerce de alimentos, com 5 bilhões de euros (quase R$ 20 bilhões) em vendas e um market share de 20% no mercado francês. Estão previstas entre as mudanças, entrega a domicílio, o serviço de retirada de compras online “Drive” e o lançamento de uma loja virtual única por país de atuação.

As informações são do E-Commerce Brasil.  

 

[Marketing Digital – Inovação]

Apple anuncia pré-venda do seu novo assistente de voz inteligente para concorrer com Amazon e Google 

O HomePod, novo assistente de voz inteligente da Apple, começará a ser vendido dia 9 de fevereiro, mas, a partir de hoje, dia 26, a empresa já está aceitando encomendas do produto nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

O dispositivo, lançado para concorrer no mercado com outros assistentes virtuais como o Google Home e a Amazon Echo, será controlado pela Siri, velha conhecida dos usuários do Iphone. O aparelho está habilitado a exercer as seguintes funções: transmitir notícias, enviar mensagens, regular a temperatura do ambiente e sugerir músicas.

Um detalhe importante sobre o serviço de sugestão de músicas é que, o HomePod só é adaptável ao Apple Music, serviço de streaming pago, enquanto, os concorrentes tem a capacidade de funcionar com diversos programas de música, como o Spotify, por exemplo.

 

As informações são do portal Exame.

 

 

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* Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital, especialmente marketing de conteúdo e inbound. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual Head de Conteúdo do Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, design thinking para inovação, comunicação interna e endomarketing, além de prestar consultoria em mídias sociais para pequenos negócios.

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